Home Portal Notícias Discurso de Dilma “demarca posição” e enaltece êxitos do projeto petista, afirmam deputados

Discurso de Dilma “demarca posição” e enaltece êxitos do projeto petista, afirmam deputados

6 min read
0

DilmaPortoAlegra11042014

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Deputados do PT elogiaram o “contundente” discurso da presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre (RS), durante inauguração de um projeto de saneamento básico. A presidenta listou uma série de realizações do governo, elencou dados que demonstram a solidez da economia e criticou os governos neoliberais ao afirmar incisivamente que, com o PT e aliados no Executivo, as crises econômicas jamais foram enfrentadas “às custas do trabalhador ou do empreendedor”.

Dilma chamou a atenção para o fato de que o governo federal cortou uma série de impostos visando estimular a produtividade, a competitividade e a geração de empregos. “Nós reduzimos, sim, impostos, principalmente sobre a folha de pagamentos, porque era uma forma de melhorar a produtividade do trabalho. Reduzimos, sim, e era necessário. Nós fizemos políticas de sustentação do investimento, sim. Fizemos políticas de expansão da infraestrutura, sim. Porque um projeto financiado não é financiado a qualquer taxa, tem de ter juros mais baixos, prazos mais longos”, disse.

“É fato que nós, nos últimos anos, tiramos mais de 42 milhões de pessoas da pobreza e elevamos essas pessoas para uma renda de classe média. Isso é fato. É fato que 36 milhões de brasileiros, dos quais 22 milhões nos últimos 3 anos, saíram da pobreza extrema. É fato. É fato que nós criamos mais de 20 milhões de empregos se olharmos do início do governo Lula até hoje, que é o momento da mais grave crise econômica internacional, enquanto o resto do mundo reduzia o número de empregos. É fato que só nos últimos anos, os do meu governo, nós geramos 4,8 milhões de empregos com carteira assinada”, destacou a presidenta.

Para ela, com a melhoria da economia e dos serviços públicos do País, “a consciência das pessoas aumenta também” e isso deve ser encarado de forma positiva. “Todas essas pessoas que melhoraram de vida, que tiveram, pela primeira vez, oportunidade para consumir alguns serviços e alguns bens que não tinham como consumir, essas pessoas vão querer cada vez mais serviços públicos de qualidade”, explicou.

Na opinião do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o pronunciamento da presidenta foi importante porque acentua as diferenças entre os projetos do PT e da oposição. “Esse foi um discurso de demarcação, de distinção de projetos, pautando o que está em disputa, explicitando as diferentes visões políticas sobre o Brasil e sobre o protagonismo que os trabalhadores devem ter. É um discurso que se opõe à visão da oposição e da grande mídia, esse é o pano de fundo da disputa que enfrentamos”, diz Pimenta.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) acredita que esse tipo de discurso da presidenta deveria ser mais frequente, até para que a população fique melhor informada. “O nosso governo faz muita coisa, mas nem sempre fala do que é feito. Com isso a oposição se aproveita do nosso silêncio e faz a crítica, que repercute bastante na grande mídia como se fosse algo verdadeiro e acabamos ficando na retaguarda. Não podemos nos manter assim, temos que partir para a ofensiva e o discurso da presidenta foi neste sentido”, avalia Rosinha.

Confira o discurso da presidenta Dilma na íntegra:

http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/discursos/discursos-da-presidenta/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-cerimonia-de-inauguracao-do-sistema-de-esgotamento-sanitario-da-ponta-da-cadeia-porto-alegre-rs

Rogério Tomaz Jr.

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT defende CPI da Covid na Câmara para apurar omissão e responsabilizar Bolsonaro por genocídio

O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), defendeu hoje (13) a criação de uma Comiss…