Home Portal Notícias Comissão especial deve votar Código de Ciência e Tecnologia na próxima semana

Comissão especial deve votar Código de Ciência e Tecnologia na próxima semana

3 min read
0
sibamachadocomissao
Foto: Gustavo Bezerra
 
A comissão especial que analisa o Código Nacional Ciência e Tecnologia (PL 2177/11) deve votar na próxima semana o parecer final do relator, deputado Sibá Machado (PT-AC). A apreciação estava prevista para a última quarta-feira (2), mas um pedido de vistas coletivo adiou a apreciação. Sibá Machado fez um apelo para que os deputados da comissão fiquem atentos ao calendário apertado deste ano eleitoral e de Copa do Mundo para que o projeto possa ser aprovado no colegiado e também em plenário. 
 
“Precisamos ficar mobilizados e atentos ao calendário para darmos celeridade na tramitação deste importante instrumento legislativo que vai impulsionar sobremaneira o desenvolvimento científico e tecnológico do País”, argumentou o deputado. 
 
O substitutivo do deputado Siba Machado foi apresentado em outubro do ano passado e desde então vem sendo negociado com o governo. A proposta deve compor o novo marco para o setor científico no País. O texto de Machado permite ao pesquisador que seja servidor público trabalhar para a iniciativa privada por até 416 horas ao ano. O Executivo, no entanto, só aceita 260 horas.
 
O relator apontou ainda outra questão a ser resolvida: o acesso à biodiversidade. Segundo Machado, o necessário combate à biopirataria não pode impedir o trabalho dos cientistas. “A rigidez é tamanha que hoje um pesquisador que precisa de uma amostra viva para fazer mestrado ou doutorado só consegue a licença para ter acesso a essa amostra quando os cursos já estão se encerrando”, sustentou.
 
O texto também busca simplificar procedimentos de contratação, de compras e de importações. Atualmente, conforme ressaltou, ao fazer uma aquisição, o pesquisador se submete à mesma legislação de licitação aplicada a gestores como prefeitos e governadores, o que constantemente atrasa o andamento dos trabalhos.
 
 
Késia Paos, estagiária de jornalismo, com Agência Câmara            
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Projeto susta ato do Executivo que reclassifica nível de toxicidade de agrotóxicos

O Projeto de Decreto Legislativo 616/19 pretende tornar sem efeito o ato do Ministério da …