Home Portal Notícias Comitê vai discutir novas metas do programa de habitação rural

Comitê vai discutir novas metas do programa de habitação rural

4 min read
0
anselmodejesus
Foto: Gustavo Bezerra
 
A criação de um comitê para abrir diálogo com o governo federal sobre novas contratações do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada na terça-feira (1º), na comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados. Os problemas decorrentes de atrasos no pagamento dos contratos em andamento e a continuação do programa foram debatidos com representantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e demais ministérios responsáveis pela política habitacional.
 
De acordo com o deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), que solicitou a audiência, o objetivo foi debater com parceiros e lideranças dos trabalhadores a construção de uma saída para as dificuldades enfrentadas pelo programa que, apesar dos desdobramentos dos últimos meses, “está dando certo”, na avaliação do parlamentar. Mas as interrupções na liberação de recurso nos primeiros meses de 2014 tem sido motivo de preocupação para milhares de famílias do campo. Na avaliação do parlamentar, a pressão enfrentada pelas lideranças sindicais em função do não cumprimento dos compromissos requer solução rápida.
 
Os problemas enfrentados pelos beneficiários do PNHR em todo o país foram relatados por representantes de entidades ligadas ao setor rural. O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski destacou o programa como uma política que os trabalhadores do campo não abrem mão.
 
Ele pediu ajuda do Executivo para uma saída definitiva. O dirigente observou que há impacto não só na vida dos agricultores, mas também na economia local e que o atraso resulta em “quebradeira generalizada.”
 
O Coordenador-geral de Habitação da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Márcio Luiz Vale esclareceu que a ideia não é parar com o PNHR, há indicativo da construção da 3ª etapa, porém antes o Governo precisa definir metas diante da realidade financeira.
 
O grupo que fará a discussão sobre as metas será liderado pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e contará com parlamentares e representantes das instituições ligadas ao campo. Participaram da audiência representantes dos ministérios do Planejamento, da Fazenda, das Cidades e da Caixa Econômica Federal.
 
Assessoria Parlamentar 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

30 anos do SUS: Sistema imprescindível de proteção à saúde da população

O Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público do mundo, que assiste a mais de 170 …