Home Portal Notícias Parlamentares de Moçambique conhecem programas do Brasil de combate à Aids

Parlamentares de Moçambique conhecem programas do Brasil de combate à Aids

3 min read
0

amauriCSSFc

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), recebeu na terça-feira (25), a visita de uma comitiva de parlamentares de Moçambique. O objetivo foi conhecer os programas do governo brasileiro e as iniciativas do Congresso no combate a Aids.

Amauri destacou as campanhas de prevenção da administração federal, a ampla distribuição gratuita de preservativos e seringas descartáveis e o programa de distribuição de medicamentos, o chamado “coquetel”, também gratuitamente, para milhares de soropositivos. Um programa que já é referência no mundo todo. O deputado ressaltou que essas medidas contribuem significativamente para a prevenção e redução dos índices de contaminação no país. Por outro lado, o presidente da CSSF disse que o Congresso poderia ser menos conservador e aprovar projetos de leis mais arrojados de combate ao preconceito. Amauri ressaltou, ainda, o sucesso da experiência brasileira na negativação do HIV em filhos de mães soropositivas.

A deputada Erika Kokay (PT-DF)presidente da Frente Parlamentar de combate ao HIV-Aids, falou das audiências públicas sobre o tema, do controle epidemiológico de mulheres contaminadas pelos maridos e do estigma e preconceito que ainda existem.  Ela também informou os parlamentares que campanhas de vacinação, como a do HPV, provocam resistência nos setores mais conservadores da sociedade e do próprio Congresso brasileiro.

A deputada Beatriz Ajuda informou que em Moçambique são 250 deputados e 44 por cento são mulheres.  Ela disse, ainda, que uma das maiores preocupações é o elevado número de desistências no tratamento da Aids em Moçambique, por causa da pobreza e distância dos locais de destruição de remédios. A prioridade, segundo ela, é reduzir a contaminação de mãe para filho.

Assessoria CSSF

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…