Home Portal Notícias Bancada do nordeste debate políticas de incentivo à região

Bancada do nordeste debate políticas de incentivo à região

4 min read
0
pedroeugenioeudesx
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
 
Representantes da Bancada do Nordeste na Câmara, coordenada pelo deputado Pedro Eugênio (PT-PE), reuniram-se em café da manhã nesta quarta-feira (26) com a economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, para discutir estratégias de desenvolvimento para a região.
 
Na reunião, a economista Tânia Bacelar apresentou os avanços da região nos últimos anos. “A região cresceu devido às políticas públicas sociais que foram implementadas a partir do governo Lula. A desigualdade na região diminuiu significativamente, mas é necessário ampliar o debate sobre o tema na agenda do governo”, disse. 
 
Na opinião do deputado Pedro Eugênio, o Nordeste alcançou hoje um novo patamar, mais diversificado produtivamente, mas ainda carece de políticas com dimensão regional.
 
O deputado acredita que o caminho é incentivar políticas públicas explícitas de desenvolvimento regional. Ele pretende mobilizar a bancada para deliberar sobre esses objetivos. “O desafio é definirmos pontos específicos que tenham uma grande capacidade de alavancar o desenvolvimento na região e atuarmos junto aos nossos governadores. Eles precisam ser pressionados para atentarem para políticas gerais, sem competição entre os estados”.
 
 “A palestra da professora reforça e define onde queremos chegar. Decidimos não falar inicialmente sobre a reestruturação de órgãos como Sudene, Dnocs e Codevasp, mas temos que fortalecer esses órgão  tendo em vista objetivos que queremos atender”, disse. 
 
Para o deputado Pedro Eugênio, é necessário, no caso do Dnocs, que exista uma política de recursos hídricos forte na região para fazer o gerenciamento do abastecimento de água nas cidades de pequeno porte. “No momento em que definirmos uma política de fornecimento de água das vilas e das pequenas comunidades rurais e colocarmos isso para o Dnocs, será importante esse fortalecimento”, disse.
 
O deputado Eudes Xavier (PT-CE), que tem história de luta pelo fortalecimento do Dnocs, também participou da reunião. 
 
 
Késia Paos, estagiária de jornalismo, Equipe PT na Câmara
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Entenda o que você vai perder se MP da Carteira Verde e Amarela for aprovada

As principais centrais sindicais brasileiras lançaram uma cartilha que explica todos os di…