Home Portal Notícias Francisco Chagas sugere debate sobre rotatividade no mercado de trabalho

Francisco Chagas sugere debate sobre rotatividade no mercado de trabalho

2 min read
0

franciscochagas-plenario

O deputado Francisco Chagas (PT-SP) defendeu em pronunciamento no plenário a ampliação do debate sobre  a alta rotatividade no mercado de trabalho do Brasil. O parlamentar petista apresentou requerimento, já aprovado na Comissão de Trabalho, para a realização de audiência pública sobre o tema. “Este é um tema da maior relevância para as relações de trabalho, emprego e renda  diante das altas taxas de rotatividade verificadas no mercado de trabalho do país”, disse Chagas.

De acordo com o parlamentar petista, que participou este semana de um seminário sobre o tema promovido pelo Ministério do Trabalho e Dieese,  a rotatividade é relacionada a diferentes fatores, como desemprego, qualificação dos trabalhadores, tempo  de trabalho e aspectos ligados à seguridade social, entre outros.

“Mesmo em uma  conjuntura em que o desempenho do mercado de trabalho foi expressivo, como se observou ao longo dos 10 últimos anos dos governos do PT, a taxa de rotatividade global do mercado de trabalho celetista – aquela que toma como referência todos os motivos de desligamento do trabalhador de um vínculo, independentemente de o interesse ser do empregador ou do trabalhador – apresentou resultados gradativamente crescentes, passando de 52% em 2003, para 64%, em 2012”, explicou Francisco Chagas.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova fim da Lei de Segurança Nacional e criminaliza ataques ao Estado Democrático de Direito

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 6764/02), que revoga a Lei de Seguranç…