Home Portal Notícias Batalha do Jenipapo tem exposição na Câmara por inciativa de petista

Batalha do Jenipapo tem exposição na Câmara por inciativa de petista

4 min read
0
jenipapo
Foto: Gustavo Bezerra
 
A Batalha do Jenipapo foi um dos mais importantes conflitos que definiram o desenho atual do mapa do Brasil. No entanto, a maioria dos brasileiros não sabe disso. Com esse argumento, o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) promove, por meio do Centro Cultural da Câmara dos Deputados, a exposição “A Batalha do Jenipapo no processo de Independência do Brasil”.
 
Com o objetivo de contribuir para que o Brasil tome conhecimento desse momento decisivo para a consolidação da unidade política do País, a exposição estampará toda a extensão do corredor principal da Câmara, em reproduções de dois metros de altura devidamente comentadas.
 
A exposição acontecerá de 10 a 28 de março, reunindo quadros de artistas locais que recriaram o ambiente da batalha, mapas, imagens dos principais articuladores do movimento pela independência, fotografias de peças do acervo do Museu do Piauí e de encenações realizadas pela Prefeitura de Campo Maior. A solenidade de abertura está marcada para o dia 11 de março, às 11 h.
 
Na ocasião, também serão distribuídos dois mil catálogos elaborados especialmente para o evento, que abrirá espaço para a exibição de um documentário piauiense sobre o conflito. Essa será a primeira exposição do projeto “Histórias não contadas”, que a Câmara pretende desenvolver no decorrer de 2014.
 
“Precisamos incluir a Batalha do Jenipapo nos livros didáticos. A história oficial da nossa emancipação política de Portugal não pode ficar restrita aos acontecimentos que ocorreram na corte do Rio de Janeiro e que resultaram, posteriormente, no ato do príncipe-regente, D. Pedro, retratado de forma heroica no quadro ‘Independência ou Morte’, de Pedro Américo”, ressalta Jesus Rodrigues.
 
O projeto conta com a curadoria do professor de história e secretário do município de Campo Maior, César Robério, fotografias de Jonas Sousa e coordenação do Núcleo de Design da Câmara. A exposição marca os 191 anos da Batalha do Jenipapo.
 
História – Foi no dia 13 de março de 1823 que piauienses, cearenses e maranhenses enfrentaram as tropas do Major Fidié, defensor da Coroa Portuguesa, em um dos combates mais violentos pela independência do Brasil. Negligenciada pela história oficial, a data passou a ser estampada na bandeira do Piauí em resgate à memória dos corajosos homens que foram massacrados ao enfrentar os militares portugueses sem nenhuma experiência ou armamento de guerra.
 
Assessoria Parlamentar 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT reforça movimento ‘Fora Bolsonaro’, em dia de protesto

O PT vai mobilizar todos os militantes e dirigentes da legenda e convoca a sociedade ao pr…