Home Portal Notícias Fernando Ferro divulga livros sobre educação ambiental

Fernando Ferro divulga livros sobre educação ambiental

4 min read
0
ferro-plenario-13-02-14
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Fernando Ferro (PT-PE), apoiou o lançamento do livro Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras (ES) Ambientais e Coletivos Educadores do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O livro reúne artigos escritos por com grupo renomado de educadores e apresenta relatos de experiências que podem contribuir para um novo momento de expansão da educação ambiental e de mudanças em nosso país.
 
 “A educação tem que incluir duas novas dimensões: a do cuidado e a da responsabilidade” instigou frei Leonardo Boff, um dos autores do terceiro volume da publicação colaborativa.  Boff discorreu sobre os atuais desafios e problemas enfrentados pelo planeta. Citando “eventos extremos”, como o aquecimento global e a devastação da biodiversidade, defendeu que a educação ambiental é uma das portas de entrada mais importante para o tema ecológico e para uma transformação social.
 
 “O destino comum nos conclama a um novo começo e isso requer uma nova mente, um novo coração e uma nova visão das coisas”, afirmou, chamando a atenção para a responsabilidade coletiva e um novo modo de vida realmente sustentável.  Boff  agradeceu o apoio do deputado Fernando Ferro “a quem admiro por sua combatividade e coerência política”.  
 
A socióloga e militante feminista Moema Viezzer também destacou que o homem precisa se colocar como parte da natureza e trabalhar em prol de um mundo mais igualitário. “A grande revolução da educação é quando todos nós nos consideramos aprendizes e educadores”, disse. Em seu artigo, que também faz parte do livro, ela aborda as relações de gênero associadas à educação socioambiental. 
 
O lançamento do livro também contou com a participação do psicólogo Ricardo Burg, que escreveu sobre a questão indígena; do ambientalista Franklin de Paula Júnior, que discorreu sobre governança hídrica, e da gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi que mostrou o programa de educação ambiental da empresa.
 
A publicação é fruto da parceria do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), formado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, com o apoio da Itaipu Binacional. Em breve os livros estarão disponíveis no site do MMA.
 
Assessoria Parlamentar
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas representam contra presidente da Fundação Palmares por ofensas ao movimento negro e às religiões de matriz africana

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika K…