Home Portal Notícias Petistas pedem ao Itamaraty maior aproximação com a África

Petistas pedem ao Itamaraty maior aproximação com a África

3 min read
0

chanceler-26-02-14

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Deputados do PT, integrantes do  Núcleo de Parlamentares Negros do partido (Nupan), pediram hoje (26) ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo a intensificação do relacionamento do Brasil com a África.  Em reunião no Itamaraty,  os petistas frisaram  a importância da aproximação, iniciada nos dois governos do presidente Lula (2003/ 2010), e alertaram para a necessidade de uma maior presença do País na África num momento em que o continente se abre para o mundo, possibilitando amplas possibilidades de negócios e cooperação.

“O Brasil precisa ter uma maior protagonismo econômico, comercial, cultural e na área de cooperação”, disse o deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas. “Há uma grande identidade entre os brasileiros e os povos africanos, dai a necessidade de articularmos uma pauta que seja de interesse recíproco”, disse o parlamentar.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora do Nupan, chamou a atenção para a necessidade de uma diplomacia sintonizada com a luta contra a discriminação  racial. “Esse tema deve ser ação permanente do governo brasileiro no Mercosul, nos foros internacionais e até mesmo na realização da Copa do Mundo”, defendeu a parlamentar. Ela frisou também a importância de políticas para reforçar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O chanceler  explicou que o governo tem tomado várias ações contra a discriminação racial, em diferentes foros multilaterais, e também junto à Fifa, visando promover a Copa no Brasil sem racismo e com paz.

Outros temas também foram discutidos, como bolsas do Instituto Rio Branco para a formação de diplomatas afrodescendentes, perdão da dívida de países africanos,  convenções internacionais contra o racismo etc. Além de Benedita da Silva e Luiz Alberto, participaram do encontro o líder da Bancada, Vicentinho ( PT-SP), Janete Pietá (PT-SP) e Paulão (PT-AL).

Equipe PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…