Home Portal Notícias Dilma: Integração pode garantir retomada da economia mundial

Dilma: Integração pode garantir retomada da economia mundial

4 min read
0
dilmaeconomiamundial
Foto: Roberto Stuckert Filho 
 
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta segunda-feira (24), que a integração entre o Mercosul e a União Europeia contribuirá para a recuperação da economia mundial. Em declaração à imprensa, ao sair da VII Cúpula Brasil União Europeia, Dilma disse ter comunicado aos presidentes europeus sua intenção de levar adiante as negociações para firmar o acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia.
 
“Acredito que essa será uma grande contribuição que nós vamos dar para a recuperação econômica para os países do mundo, em especial para os de duas regiões tão importantes, como é o caso do Mercosul e União Europeia”, afirmou Dilma, que ainda assegurou que o Mercosul “está fazendo um grande esforço para consolidar sua oferta”.
 
Dilma disse ter ficado surpresa com a contestação pela Europa na Organização Mundial do Comércio (OMC) de programas essenciais para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira tais como os programas de desenvolvimento tecnológico Inovar Auto e de desenvolvimento sustentável da Zona Franca de Manaus.
 
“Nesse último caso, assinalei ao lado europeu minha surpresa de que a Europa, região tão comprometida com questões ambientais, conteste uma produção ambientalmente limpa, que gera emprego e renda, e é instrumento fundamental para conservar a floresta amazônica”, disse. “Iniciativas como a Zona Franca de Manaus contribuem para evitar o desmatamento e a consequente emissão de gases de efeito estufa”, emendou.
 
A presidenta afirmou que o Brasil e a UE concordam que existe a necessidade de uma “arquitetura de governança” na internet que garanta o direito à privacidade dos cidadãos, das empresas e a neutralidade da rede. Dilma reforçou o convite para os países que integram o bloco participarem da reunião Multissetorial Global sobre a Governança da Internet, a se realizar em abril, em São Paulo.
 
Durante o encontro desta segunda, o Brasil tratou com o bloco europeu a respeito do projeto de ligar os dois continentes por cabos de fibra ótica submarinos.
 
“Essa é uma questão importante para o Brasil e essa ligação com a Europa significa uma diversificação das conexões que o Brasil tem com o resto do mundo”, disse Dilma. Ela ainda acrescentou que a ligação é estratégica para o Brasil. Na avaliação da presidente, se a política for adotada “de forma concreta”, os dois estarão dando “uma grande contribuição” para ter relações seguras entre os países envolvidos.
 
PT no Senado 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Contrariando Bolsonaro, ministro da Saúde nega guerra química e recomenda isolamento

Ministro Marcelo Queiroga evita entrar em conflito com Bolsonaro na questão da cloroquina,…