Home Portal Notícias Eudes Xavier homenageia militante municipalista

Eudes Xavier homenageia militante municipalista

3 min read
0
eudesxaviertribuna
 
O deputado Eudes Xavier (PT-CE) usou a tribuna da Câmara na terça-feira (18) para homenagear Américo Barreira que, de acordo com o deputado, dedicou a vida em defesa dos municípios brasileiros.
 
“Dr. Américo Barreira, que já se foi, deixou um legado para os advogados, municipalistas, para os militantes que hoje trabalham nos municípios, que tentam organizar as comunidades e os seus municípios”, afirmou Eudes Xavier.
 
O parlamentar lembrou que o municipalista foi o responsável pela criação da Associação Cearense dos Municípios, em 1949. Eudes Xavier contou que foi a partir da inciativa que a associação realizou o primeiro Congresso Cearense de Municípios para debater com os governantes e com a sociedade os grandes problemas que afligiam as cidades. 
 
De acordo com Eudes Xavier, em 1950, o municipalista representou o Ceará, pela Câmara de Vereadores de Fortaleza, no 1º Congresso Brasileiro de Municípios, realizado no Rio de Janeiro. Eudes Xavier contou que questões como as do Banco do Nordeste e da SUDENE foram introduzidas no debate por  Américo Barreira. Esse, na avaliação do petista, foi um dos grandes legados deixados pelo professor, advogado e municipalista. 
 
Lembrou Eudes Xavier que o homenageado foi fundador do Partido dos Trabalhadores e exerceu a função de vice-prefeito de Fortaleza na gestão da
então Prefeita,  Maria Luíza Fontenele.
 
“O saudoso Américo Barreira deixou para nós um coração aberto, uma palavra firme em defesa dos municípios, atuando como advogado, como parlamentar e como grande orientador das questões municipais”, observou o deputado petista.
 
Benildes Rodrigues 
Foto: Rogério Tomaz Jr
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Alexandre Padilha diz que apesar de desmonte do governo Bolsonaro, Brasil está preparado para enfrentar coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, na tarde de ontem (27), o nível de risco mund…