Home Portal Notícias Anselmo saúda Ano Internacional da Agricultura Familiar e destaca avanços do setor

Anselmo saúda Ano Internacional da Agricultura Familiar e destaca avanços do setor

5 min read
0

anselmodejesus

O deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (17) para saudar o Ano Internacional  da Agricultura Familiar – 2014 – ,por decisão da ONU, em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. “O principal objetivo desta celebração é promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equilibrado da produção de alimentos”, disse o petista.

Para o parlamentar petista, agricultura familiar reduz a fome e a pobreza, além de, frequentemente, ser feito de forma mais ambientalmente correta, sem agrotóxicos, sem adubos químicos e os transgênicos de segurança duvidosa.

“O que se planeja é que o foco da atenção mundial esteja nas áreas rurais, seja em busca da correta gestão dos recursos naturais, seja em busca da erradicação da fome e da pobreza, por meio da melhora dos meios de subsistência e da garantia de se prover segurança alimentar e nutricional às populações em situação de risco”, ressaltou Anselmo de Jesus.

Para alcançar esse objetivo, acrescentou o petista, “ao longo de 2014 serão  implementadas políticas públicas favoráveis à sustentabilidade da produção agrícola familiar, serão fornecidas orientações para por em prática essas políticas, incentivando a participação de organizações de agricultores e despertando a consciência da sociedade civil para a sua importância”.

Na avaliação de Anselmo de Jesus, uma política pública efetiva em defesa da agricultura familiar poderá, ao longo do tempo, agregar valor à agricultura brasileira. Ele defendeu ainda o debate de propostas sobre o setor no  Parlamento. “Espero  que possamos contribuir discutindo e votando proposições que interessem aos agricultores familiares e que propiciem o combate à pobreza rural”.

Anselmo de Jesus disse ainda que no Ano Internacional da Agricultura Familiar a formulação de políticas nacionais agrícolas, ambientais e sociais terá o apoio do Fórum Rural Mundial e das redes regionais de agricultores familiares na África, na Ásia e na América Latina.

Dados – Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário e citados pelo deputado Anselmo de Jesus, o Brasil “tem motivos de sobra” para comemorar este ano especial. “O País já cumpriu, com dois anos de antecedência, as metas do milênio estipuladas pela FAO. Segundo relatório divulgado pela organização, entre 1992 e 2013, o número de brasileiros que passa fome caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões, ou seja, uma queda de 40%. Os dados mostram uma redução de 54,3% no número de brasileiros subnutridos nos últimos 20 anos, de 15% para 6,9% da população, e a agricultura familiar teve e tem um papel fundamental nesse avanço”, enfatizou o petista.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

30 anos do SUS: Sistema imprescindível de proteção à saúde da população

O Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público do mundo, que assiste a mais de 170 …