Home Portal Notícias Marco Civil da Internet é destaque da pauta da Câmara

Marco Civil da Internet é destaque da pauta da Câmara

3 min read
0

plenario

O destaque da pauta do plenário da Câmara para esta semana é o projeto de lei que trata do Marco Civil da Internet (PL 2126/11), de autoria do Executivo. A proposta, relatada pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), tramita com urgência constitucional e é o primeiro item da pauta de votação da sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (11), às 14h, com Ordem do Dia às 16h.

 O projeto  trata dos princípios que devem nortear o uso da rede no Brasil, direitos dos usuários, obrigações dos provedores do serviço e responsabilidades do Poder Público.

 Dentre os pontos considerados polêmicos no projeto destaca-se o que trata da questão da neutralidade da rede, que determina que os provedores  devem  tratar da mesma forma todos os pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, serviço, origem ou aplicativo.

 Cotas – Outro projeto que consta da pauta do plenário é o PL 6738/13, também do Executivo, que cria cotas para negros em concursos públicos. O deputado Vicentinho (PT-SP), líder da Bancada petista na Câmara deu parecer favorável à proposta pela Comissão de Trabalho.

 O coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, deputado Luiz Alberto (PT-BA) defendeu a proposta “como forma de combate à desigualdade salarial entre trabalhadores negros e pardos e brancos”.

 Código Civil – Também está prevista a votação dos destaques ao texto do projeto de lei (PL 8046/10) que trata do novo Código de Processo Civil (CPC).  Depois, o PL segue para análise do Senado Federal. O relator é o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Representação – E na sessão deliberativa marcada para quarta-feira (12) o plenário poderá votar a representação do PSB que pede a cassação do mandato do deputado afastado Natan Donadon (sem partido-RO). Essa será a segunda votação para decidir se o parlamentar perderá ou não o mandato. E será a primeira votação de um processo disciplinar pelo novo rito, o voto aberto.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi avalia eleições: “PT e esquerdas precisam se fortalecer para enfrentar o que vem por aí” 

Em entrevista concedida ao cientista político Alberto Carlos Almeida, a presidenta naciona…