Home Portal Notícias Medicamento para tratamento da Aids terá 100% de produção nacional

Medicamento para tratamento da Aids terá 100% de produção nacional

3 min read
0

remedios

O Diário Oficial da União publicou nesta semana o registro do medicamento Sulfato de Atazanavir nas concentrações 150 mg, 200 mg e 300mg. A credencial significa uma importante conquista tanto para a unidade, que poderá produzir o antirretroviral, quanto para o Brasil, que terá a garantia do abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

O medicamento é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada entre Farmanguinhos e o laboratório americano Bristol-Myers Squibb. O acordo inclui a transferência da tecnologia, a fabricação e a distribuição do medicamento pelo período de cinco anos. Nos dois primeiros anos da parceria, o laboratório americano se compromete a fornecer o remédio com a embalagem de Farmanguinhos, como já acontece desde 2013.

A produção será realizada no Complexo Tecnológico de Medicamentos, de Farmanguinhos, em Jacarepaguá, a partir de 2015. A parceria prevê ainda a transferência da tecnologia do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) a uma indústria farmoquímica privada nacional, assegurando toda a cadeia produtiva do remédio em território brasileiro.

O Sulfato de Atazanavir é um antirretroviral usado no tratamento de pacientes com HIV/Aids. É indicado para início de terapia e atua como inibidor de protease na composição de esquemas terapêuticos das diretrizes internacionais do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, da Sociedade Internacional Antiviral, da Sociedade Clínica Europeia de Aids e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil é referência mundial no enfrentamento ao HIV e à doença propriamente dita. Há 16 anos, o SUS garante acesso universal a todos os medicamentos necessários para o combate ao HIV, além de exames e acompanhamento médico, que beneficiam 217 mil brasileiros. Além disso, o SUS oferece tratamento antirretroviral a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente 20 antirretrovirais, que representam investimentos de R$ 850 milhões por ano na aquisição dos medicamentos.

PT na Câmara com site Portal Brasil

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel faz apelo na Câmara em defesa da Petrobras e contra a política de desativação no Nordeste

Durante a sessão remota da Câmara, nessa semana, o deputado federal João Daniel (PT-SE) re…