Home Portal Notícias Líder do PT elogia política econômica do governo Dilma e destaca inflação de 2013 dentro da meta

Líder do PT elogia política econômica do governo Dilma e destaca inflação de 2013 dentro da meta

4 min read
0

guimaraes13082013

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), afirmou nesta sexta-feira (10) que os dados oficiais divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a inflação de 2013 comprovam o sucesso da política econômica do governo da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação em 2013 ficou em 5,91%, abaixo do teto de 6,5%.

“Tenho absoluta convicção de que a condução da politica econômica do ministro Guido Mantega, sob a diretriz da presidenta Dilma Rousseff, está no rumo certo. Se há um teto (de inflação) e conseguimos ficar abaixo dele, temos que comemorar”, destacou Guimarães. Já em relação aos que fizeram previsões catastróficas para a inflação, o petista os classificou de “agourentos de plantão”. Ele disse que apesar da torcida contrária, o controle da inflação no ano passado “será fundamental para iniciarmos 2014 com tranquilidade”.

O líder petista destacou que o dado mais importante da economia brasileira é a situação de “quase pleno emprego” vivida atualmente pelo País. “Em que pese os desarranjos e os impactos da crise internacional sobre o Brasil continuamos a gerar empregos, e ostentamos uma das menores taxas de desemprego do mundo e também da nossa historia”.

Ainda de acordo com José Guimarães, nem a variação positiva do índice inflacionário no final do ano passado, que passou de 0,54% em novembro para 0,92% em dezembro, é motivo para preocupação. “Para um País que no passado já teve inflação de 80% ao mês, e de quase 13% ao ano no final do governo tucano de FHC, esse índice é perfeitamente razoável”, explicou.

Previsão – Além de elogiar o trabalho do governo no controle da inflação, Guimarães disse que outras ações têm ajudado a alavancar a economia do País. Como exemplo, o líder do PT citou as licitações (em regime de concessão) dos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG), e de rodovias federais. Ele citou ainda as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para as de mobilidade urbana.

Como exemplo desses investimentos, Guimarães destacou que Fortaleza (CE) se transformou em um verdadeiro “canteiro de obras”, com investimentos de R$ 8,5 bilhões. “Isso gera emprego e renda e movimenta a economia local. E está ocorrendo em todas as capitais”, lembrou. Dessa forma, segundo ele, “não há risco de descontrole da inflação (em 2014) e o País continuará crescendo e gerando empregos”.

Héber Carvalho 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Contrariando Bolsonaro, ministro da Saúde nega guerra química e recomenda isolamento

Ministro Marcelo Queiroga evita entrar em conflito com Bolsonaro na questão da cloroquina,…