Home Portal Notícias IPCA dentro da meta em 2013 confirma que inflação está sob controle

IPCA dentro da meta em 2013 confirma que inflação está sob controle

2 min read
0

consumo

Para o ministro da Fazenda em exercício, Dyogo Oliveira, não há risco de descontrole da inflação em 2014. Ele afirmou nesta sexta-feira (10/01) que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,91% em 2013 mostra que a inflação no Brasil está sob controle e, por onze anos consecutivos, ficou dentro da meta estipulada pelo governo (6,5%). “O importante é que tivemos um índice dentro da meta, demonstrando que não há nenhum risco de descontrole da inflação”, ressaltou.

Em dezembro, o IPCA teve variação de 0,92%, alta de 0,38 ponto percentual em relação a novembro (0,54%). Os dados foram divulgados nesta manha pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Dyogo Oliveira, a alta do mês passado reflete, principalmente, o aumento da gasolina e das passagens aéreas. “Nós já esperávamos que dezembro tivesse um índice um pouco mais alto por conta do aumento da gasolina. Também, por ser período de férias, as passagens áreas contribuíram”, comentou.

Conforme avaliou o ministro em exercício ao chegar à sede da Fazenda, o resultado de 2013 ficou praticamente estável em comparação a 2012, o que “demonstra mais uma vez que há uma inflação sob controle no País”.

Para 2014, Oliveira disse que as expectativas são positivas e que o governo manterá todo o esforço e atenção para que o IPCA se mantenha dentro das metas.

Ministério da Fazenda

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…