Home Portal Notícias Com presença da presidenta Dilma, Congresso devolve simbolicamente mandato de ex-presidente João Goulart

Com presença da presidenta Dilma, Congresso devolve simbolicamente mandato de ex-presidente João Goulart

3 min read
0

JANGO-18-12-13

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira (18), sessão solene destinada a devolver simbolicamente o mandato  presidencial a João Goulart, deposto após um golpe de Estado em 1964 que deu início à ditadura militar no Brasil. Participaram da solenidade a presidenta da República, Dilma Rousseff; os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); o 1º vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR); outros parlamentares, além de ministros de Estado e familiares de João Goulart.

Deputados e senadores aprovaram, em novembro passado, projeto de resolução que anulou a sessão do Congresso de dois de abril de 1964, em que foi declarada vaga a Presidência da República, então ocupada por João Goulart.

Ao discursar na sessão solene, após receber o diploma simbólico de presidente da República que marca a devolução do mandato presidencial a João Goulart, o filho do ex-presidente, João Vicente Goulart agradeceu em nome da família. “Agradeço esta justa homenagem do Congresso. Também agradeço à presidenta Dilma e ao seu governo por  este momento  histórico que o Brasil vive na recuperação da memória nacional. É importante  uma nação reencontrar-se com sua história”, destacou o filho de Jango. Ele elogiou ainda a criação da Comissão da Verdade e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

João Goulart morreu em 1976, durante exílio na Argentina. Os restos mortais do ex-presidente passaram por exames no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília. O objetivo do exame, solicitado pela família de Goulart,  foi esclarecer se o ex-presidente foi vítima de um ataque cardíaco ou se foi assassinado pela ditadura militar.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro vai diminuir lista de doenças que dão direito a benefícios no INSS, denuncia Frei Anastácio

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) denuncia que Bolsonaro prepara mais um ataque co…