Home Portal Notícias Anselmo elogia sucesso do ProUni

Anselmo elogia sucesso do ProUni

3 min read
0

anselmotribuna

 O deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) elogiou em plenário os nove anos de implementação do Programa Universidade para Todos (ProUni) que, de acordo com ele, trouxe benefícios “a uma expressiva” parcela da sociedade brasileira.

 “É relevante o  cunho social do programa, e isso se torna ainda mais expressivo em áreas de menor poder aquisitivo. Trata-se de um programa de resultados indiscutíveis, que está mudando para melhor a vida de milhares de estudantes no País e que demonstra, mais uma vez, a efetiva preocupação dos governos eleitos pelo PT com a educação e com a inclusão social”, afirmou Anselmo de Jesus.

O parlamentar petista lembrou que na época da implantação do programa, os partidos de oposição se posicionaram contrários ao ProUni que se mostrou “um grande sucesso” para o país.

“Assim como aconteceu com outras ações  inovadoras propostas pelo presidente Lula e mantidas pela presidenta Dilma, os partidos de oposição criticaram de forma veemente o ProUni na época de seu lançamento. Um deles foi mais longe, ingressou no Supremo Tribunal Federal com ação de inconstitucionalidade contra o programa. E está aí hoje o grande sucesso, a grande oportunidade para que os pobres pudessem fazer universidade”, enfatizou o deputado Anselmo de Jesus.

Segundo dados apresentados pelo petista, no primeiro ano de execução do ProUni, quase 72 mil estudantes receberam bolsas integrais, e mais de 40 mil fizeram jus a bolsas parciais, totalizando 112.275 beneficiários. Em 2013, no primeiro semestre  foram ofertadas 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais, somando 162.329 – ou seja, 45% mais do que em todo o primeiro ano do programa.

 Ao longo dos nove anos de existência do Prouni, 69% das bolsas concedidas foram integrais, contemplando estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

 Gizele Benitz

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Renda dos trabalhadores cai 20% e inflação de alimentos aumenta

Completa ausência de medidas da área econômica do governo eleva preços de produtos como ól…