Home Portal Notícias Petista comemora divulgação de safra recorde para 2014

Petista comemora divulgação de safra recorde para 2014

3 min read
0

bohngassrs

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (10) o resultado do terceiro levantamento da safra brasileira de grãos 2013/2014 com previsão de crescimento da produção em 4,8% em relação à última estimativa. Pelos cálculos, o país deve produzir 195,9 milhões de toneladas de grãos, com crescimento de 3,6% na área plantada, que deve passar de 53,2 para 55,2 milhões de hectares.

Para o Secretário Nacional Agrário do PT, deputado Bohn Gass (RS), a previsão otimista está diretamente relacionada ao suporte dado ao setor pelo governo federal. “Temos essa expectativa graças às políticas de juros baixos para custeio e investimentos, aliado  às de compras públicas e abertura de novos mercados internacionais, além do fortalecimento do mercado consumidor interno”, ressaltou. Bohn Gass afirmou ainda que “o aumento dos investimentos em pesquisa e assistência técnica também contribuem para esse fato”.  

De acordo com a Conab, a soja foi o principal destaque do levantamento – crescimento de 10,5%, com produção estimada em 90 milhões de toneladas. Os estudos para o terceiro levantamento de safra ocorreram de 24 a 30 de novembro. Mais de 60 técnicos da Conab estiveram em campo para atualizar as informações de área, produção e comportamento climático nos estados da região Centro-Sul, em Rondônia, no Tocantins, no oeste da Bahia e sul do Piauí e Maranhão.

A área usada para o cultivo de soja também registrou crescimento, com avanço de 6,2%, passando de 27,7 para 29,4 milhões de hectares. Já o milho, com os resultados combinados de redução da safra de verão, aliados à metodologia da Conab, apresentou diminuição da área plantada de 2,5%, passando de 15,8 para 15,4 milhões de hectares. Culturas como o arroz, feijão e algodão apresentaram aumentos em relação à área plantada.

Heber Carvalho com informações da Agência Brasil

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…