Home Portal Notícias Padre Ton anuncia relatório sobre Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Padre Ton anuncia relatório sobre Terra Indígena Raposa Serra do Sol

2 min read
0

PadreTonplenario

O deputado Padre Ton (PT-RO),  presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, registrou em plenário a visita realizada no último final de semana na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.  De acordo com ele, a partir da visita será elaborado um documento mostrando todo o desenvolvimento das comunidades da região.

“Há uma grande  fartura, grande produção de arroz, milho, feijão, peixe, na região, sem nenhum apoio dos órgãos estaduais e federais. Na Comunidade Maturuca, até a Bíblia é traduzida em macuxi. Queremos mostrar como foi importante a demarcação em áreas contínuas da Raposa Serra do Sol. Então, vamos produzir  um relatório para falar dessa experiência tão positiva na Raposa Serra do Sol”, ressaltou Padre Ton.

O parlamentar petista disse ainda que o convite para a visita foi feito pelos líderes indígenas e esta foi a primeira visita depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as 19 condicionantes, que preveem a manutenção da demarcação da Raposa Serra do Sol em terra contínua. Também participou da visita à região o deputado Renato Simões (PT-SP), titular da Comissão de Meio Ambiente.

Na Terra Indígena Raposa Serra do Sol vivem cerca de 20 mil índios. São 194 comunidades que abrigam, além dos Macuxi, os Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Alexandre Padilha diz que apesar de desmonte do governo Bolsonaro, Brasil está preparado para enfrentar coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, na tarde de ontem (27), o nível de risco mund…