Home Portal Notícias Pellegrino comemora regulamentação do órgão de fiscalização das atividades de inteligência

Pellegrino comemora regulamentação do órgão de fiscalização das atividades de inteligência

2 min read
0

pellegrino

Foi promulgado, no último dia 22, o projeto de resolução (PRN 2/08) que regulamenta o funcionamento da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), órgão de controle e fiscalização externos da atividade de inteligência, composto pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado e dos líderes da maioria e da minoria nas duas Casas.

Para o atual presidente da CCAI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), a aprovação da matéria é um “fato histórico”, já que a comissão, que foi criada em 2000, com base no artigo 6º da Lei nº 9.883/99 [Sistema Brasileiro de Inteligência/SISBIN], funcionava de forma precária, sem uma norma que a regulamentasse adequadamente e permitisse o seu aperfeiçoamento. “Ela [a comissão] tinha existência, mas precisava deste projeto de resolução para ter um funcionamento mais efetivo. Agora vamos trabalhar para que a sua composição e a sua estrutura sejam ampliadas”, disse Pellegrino, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.

O parlamentar baiano informou que pretende dialogar com a Agência Brasileira de Investigação (ABIN) e com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para aperfeiçoar o SISBIN, especialmente no atual contexto marcado por inúmeras denúncias de espionagem ilegal promovida pelo governo dos Estados Unidos. “Assim como conseguimos aprovar – felizmente, na minha gestão – o Livro Branco da Defesa Nacional, minha luta agora é garantir a publicação da Política Nacional de Inteligência”, acrescentou Pellegrino.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Omissão de Bolsonaro une Legislativo, comunidades tradicionais e entidades na busca de caminhos para salvar o Pantanal

Durante dois dias de agendas intensas, parlamentares que compõem a Comissão Externa design…