Home Portal Notícias Amauri elogia avanço da esquerda registrada em eleição no Chile

Amauri elogia avanço da esquerda registrada em eleição no Chile

3 min read
0

amauritrbuna

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (18) para manifestar apoio a Michelle Bachelet, do Partido Socialista,  que obteve 46,68% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais no Chile, realizado no último domingo. A candidata da direita,  Evelyn Matthei, obteve 24,78% dos votos, apoiada pelo atual Presidente, Sebastián Piñera. O segundo turno das eleições no Chile acontece no dia 15 de dezembro.

“Em nome do meu partido, o PT, registro  a nossa alegria e declaro a nossa esperança de que o resultado do primeiro turno das eleições no Chile se confirme no segundo turno. O povo chileno mostrou a sua insatisfação com o presidente de direita,  o Piñera, e certamente reconduzirá  Michelle Bachelet à presidência do Chile”, disse Amauri.

Quase todas as previsões indicam, acrescentou o deputado Amauri Teixeira, “ e nós do PT torcemos para que sejam confirmadas as previsões, e haja a vitória de Michelle Bachelet, para que o Chile se aproxime dos demais países da América Latina que, junto com o Brasil, têm uma política independente em relação aos Estados Unidos, uma política afirmativa de aliança prioritária entre os países latino-americanos”, enfatizou.

“A expectativa é a de volta da esquerda ao governo do Chile para suceder o governo conservador de Sebastián Piñera, o que mostra que a onda de governos progressistas ainda não se esgotou e que o neoliberalismo continua sendo rejeitado em todas as latitudes de nossa comarca no mundo”, afirmou Amauri. Michelle Bachelet, do Partido Socialista, concorre com o apoio de uma coligação de centro esquerda da qual fazem parte também o Partido Comunista e a Democracia Cristã.               

Também participaram do primeiro turno das eleições no Chile outros dois candidatos — Marco Enríquez, de Esquerda, e Franco Parisi, de Direita — que obtiveram cerca de 10% dos votos cada um.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…