Home Portal Notícias Padre Ton avalia como positiva decisão sobre terras indígenas

Padre Ton avalia como positiva decisão sobre terras indígenas

3 min read
0

padreton

O deputado Padre Ton (PT-RO), presidente da Frente Parlamentar Indígena, avaliou como positiva a decisão, na semana passada, do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu os direitos constitucionais dos povos indígenas. O STF restringiu a aplicação da decisão, que contém 19 “condicionantes”, apenas para o caso em julgamento da demarcação da Terra Indígena  Raposa Serra do Sol, em Roraima.

“Com isso, as 19 condicionantes não valem para outros estados, ou seja, não se estendem a outros litígios que envolvam terras indígenas”, explicou Padre Ton.  As condições discutidas foram criadas em março de 2009, quando o STF determinou a saída dos agricultores de uma área de quase 2 milhões de hectares da reserva Raposa Serra do Sol. São 19 itens, que, entre outras coisas, autorizam o governo a intervir nas terras fazendo rodovias ou prédios públicos e proíbem o arrendamento e a ampliação da área já demarcada.

O deputado Padre Ton disse ainda que a partir da decisão do Supremo já foi elaborado um documento solicitando ao  ministro Luiz Inácio Adams, da Advocacia Geral da União (AGU) “a revogação imediata da Portaria nº 303”. Essa portaria, que  regulamenta a demarcação de terras no país, está suspensa desde o ano passado, à espera da decisão do STF. Ela obriga que advogados públicos e procuradores apliquem nos processos judiciais envolvendo a demarcação de terras, as condições estabelecidas pelo Supremo.

                Gizele Benitz

       

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zé Neto apresenta projeto que garante computador para estudantes pobres de escolas públicas durante a pandemia

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara (PL 3.699/20), com a coa…