Home Portal Notícias Dilma defende transporte público integrado e anuncia recursos para metrô de Salvador

Dilma defende transporte público integrado e anuncia recursos para metrô de Salvador

3 min read
0

A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta terça-feira (15) a importância de se oferecer qualidade, preço de tarifas adequado e integração entre os diferentes tipos de transporte coletivo disponíveis. Ela defendeu o bilhete único, como forma de integrar o sistema e melhorar a acessibilidade e diminuir a tarifa cobrada do usuário. A declaração ocorreu em Salvador (BA), durante cerimônia em que foram anunciados investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana e assinatura de contratos de metrô e de corredores.

“Os corredores de ônibus, o monotrilho, a barca, todas essas modalidades têm de ser integradas”, afirmou a presidenta. Ela disse ainda que “uma cidade sempre é um campo em que as desigualdades sociais aparecem e fazer transporte transversal, que permita que todos os bairros sejam acessíveis, é fundamental para a mobilidade urbana”.

Para o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), os investimentos anunciados vão criar um novo modelo de transporte público no País. “O metrô de Salvador é de uma urgência enorme. Mas com a ajuda do governo federal, e com o empenho do governador Jaques Wagner, teremos o primeiro metrô intermunicipal do País ligando a capital baiana ao município de Lauro de Freitas”, explicou. Ainda de acordo com Zezéu, o metrô vai ser integrado aos ônibus coletivos e as linhas suburbanas de trem.

O Governo Federal deve investir R$ 2,3 bilhões na construção do sistema metroviário da capital baiana. A iniciativa faz parte dos cinco pactos anunciados pela presidenta Dilma para atender às demandas da sociedade reveladas nas manifestações populares de junho.  

Ao anunciar que o Governo está atento às condições em que as pessoas são transportadas, “com segurança, rapidez e conforto e se estão pagando adequadamente”, a presidenta Dilma disse que a obra do metrô de Salvador “mostra um novo momento no tratamento da mobilidade urbana do País”.

Héber Carvalho com Portal Brasil, Blog do Planalto e Agência Brasil

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aprovada proposta do PT e do PSOL que garante prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial

O plenário aprovou nesta terça-feira (2), o projeto de lei (PL 2835/20), do deputado José …