Home Portal Notícias Com testemunho pessoal, Lula emociona participantes da 3ª Conferência Global do Trabalho Infantil

Com testemunho pessoal, Lula emociona participantes da 3ª Conferência Global do Trabalho Infantil

5 min read
0

lulajovens

No encerramento da 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, na quinta-feira (10), em Brasília (DF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva partilhou com o público um testemunho emocionante de quem experimentou diretamente a mazela do trabalho infantil. “Na infância, fui vendedor de laranja, de amendoim, engraxate e trabalhei em uma tinturaria, antes de adquirir, ainda adolescente, minha primeira qualificação profissional como torneiro mecânico”, lembrou Lula no evento organizado pelo governo brasileiro em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que recebeu delegações de mais de 150 países.

O ex-presidente ressaltou que “a tarefa de erradicar o trabalho infantil no planeta exige articulação de governos nacionais, de organismos internacionais e de todos os setores da sociedade”. Lula também afirmou que “a miséria e a fome são determinantes para a existência do trabalho infantil” e citou a educação integral como uma medida para o Brasil avançar na erradicação do problema.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a conferência foi “extremamente exitosa” e muito representativa. O depoimento do ex-presidente Lula, segundo Erika, serviu para coroar o evento. “Pense no significado de ouvirmos o depoimento de alguém que saiu do ventre da desigualdade brasileira e chegou à Presidência da República sem negar a sua origem e a sua própria história, mas, ao contrário, fez muito para impedir que outros meninos e meninas passassem pelo que ele passou”, ressaltou a parlamentar.

“Nenhum pai, nenhuma mãe gostaria de ver o filho fora da escola e submetido a uma relação de trabalho. Portanto, quando o Estado tira uma família da miséria e oferece oportunidades, como creche, educação integral, saúde e formação profissional, ele está combatendo o trabalho infantil”, acrescentou Erika, ainda se referindo à fala do ex-presidente Lula.

O deputado Renato Simões (PT-SP) também elogiou a conferência e a participação de Lula no evento. “A fala do Lula é rica porque vem de uma pessoa que viveu na pele a chaga do trabalho infantil e depois, como presidente, conseguiu reduzir drasticamente esse problema social em nosso País”, afirmou Simões.

“A conferência ocorreu num momento importante, ao qual se soma a iniciativa da CPI do Trabalho Infantil da Câmara, uma forma de o Parlamento contribuir e se associar a esse esforço para erradicar o trabalho infantil”, complementou Renato Simões, que considera essa mazela uma “excrescência do capitalismo brasileiro”.

A primeira reunião da CPI do Trabalho Infantil da Câmara está agendada para a próxima quarta-feira (16) e deverá definir o cronograma e a metodologia de trabalho do colegiado.

Ouça o áudio da palestra do ex-presidente Lula na conferência

https://soundcloud.com/institutolula/discurso-do-na-terceira-confer

Rogério Tomaz Jr. com Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas representam contra presidente da Fundação Palmares por ofensas ao movimento negro e às religiões de matriz africana

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika K…