Home Portal Notícias Pelegrino divulga apoio à criação de faculdade de medicina na Bahia

Pelegrino divulga apoio à criação de faculdade de medicina na Bahia

2 min read
0

nelsonpelltribuna

O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) ocupou a tribuna para manifestar, em moção protocolada,  apoio à criação da Faculdade de Medicina na região do Piemonte da Chapada como extensão de Universidade Federal em parceria com IFBA.

“A Bahia foi pioneira na criação do curso de Medicina no Brasil. A primeira faculdade de Medicina foi aberta em Salvador em 1808, abrindo caminho dessa ciência no país sendo por muito tempo a única opção para os baianos tornarem-se médicos, o que dificultava bastante o ingresso de jovens na carreira, principalmente os oriundos do interior”, relatou o deputado.

O deputado lembrou que os governos Lula e Filma veem investindo na descentralização da educação superior, refletindo na criação de universidades e institutos federais. “Porém essa expansão ainda não contempla a necessidade de profissionais na área de saúde”, disse.

Ele informou que a região de Piemonte da Chapada é uma das áreas com menores índices de presença médica. A partir dessa demanda, o IFBA, recém criado em Jacobina, em conjunto com a sociedade civil vem se propondo a criar a Faculdade de Medicina em seu campus, para tanto necessita do apoio da comunidade em geral.

“Análises iniciais demonstram que o município de Jacobina já preenche a maioria dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação para a criação deste curso. Por razão declaro meu total apoio para concretização desta luta árdua, porém, viável”, disse.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Novo imposto de Guedes afeta setor de serviço e a sociedade; petistas querem explicação

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) e o deputado Afonso Florence …