Home Portal Notícias Petista condena nova espionagem contra o Brasil e apoia reação de Dilma

Petista condena nova espionagem contra o Brasil e apoia reação de Dilma

4 min read
0

pellegrino

O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), apoiou nesta segunda-feira (7) o pedido de explicações da presidenta Dilma Rousseff, ao governo do Canadá, por conta da descoberta de novas ações de espionagem contra o Brasil. Segundo o parlamentar, a revelação de que o Ministério de Minas e Energia também foi alvo da bisbilhotagem, apenas comprova a cobiça de nações estrangeiras pelas riquezas brasileiras.

“Nosso País possui inúmeras reservas minerais, de grande valor, que são estratégicas para a nossa economia. Portanto, essa é a constatação de que a espionagem sobre o Brasil tem motivações econômicas”, afirmou Pellegrino.

O parlamentar disse ainda que a Comissão de Relações Exteriores não está alheia ao problema. No caso das revelações anteriores de espionagem, praticadas pela Agência de Segurança Nacional (NSA- sigla em inglês), contra a presidenta Dilma, cidadãos brasileiros e a Petrobras, o colegiado convidou o então embaixador em Brasília para explicar o caso na comissão.

“Infelizmente, a Comissão de Relações Exteriores não tem o poder de convocar embaixadores estrangeiros. Fizemos o convite, mas até hoje não obtivemos resposta”, destacou.

Ação– A presidenta Dilma Rousseff rechaçou, por meio de sua conta no Twitter, a espionagem sofrida pelo Ministério de Minas e Energia. A presidenta classificou como inadmissível o ato de espionagem e afirmou ser urgente que os Estados Unidos e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas. Ela disse ainda que o Itamaraty vai pedir explicações ao Canadá sobre a denúncia de espionagem.

A denúncia, divulgada no domingo (6) em reportagem da TV Globo, mostra que documentos do Ministério de Minas e Energia foram alvo de espionagem da Agência Canadense de Segurança em Comunicação.

Na reportagem foi mostrado o funcionamento de um programa de computador que fez um mapeamento das comunicações telefônicas e de computador do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de descobrir os contatos realizados com outros órgãos e empresas, tais como a Petrobras e a Eletrobrás.

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…