Home Portal Notícias Benedita da Silva homenageia Petrobras e destaca papel da empresa na soberania do Brasil

Benedita da Silva homenageia Petrobras e destaca papel da empresa na soberania do Brasil

5 min read
0

beneditatribuna2

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ocupou a Tribuna para prestar homenagem pelos 60 anos da Petrobras que, de acordo com ela, teve um papel fundamental na construção do país. “A Petrobras expressa a condição histórica da soberania nacional e a elevada capacidade e dedicação patriótica de seu corpo técnico para desenvolver a tecnologia de ponta na exploração de petróleo no mar”, afirmou.

Benedita da Silva lembrou a luta para a criação da Petrobras. “A Petrobras não nasceu de interesses privados, mas no calor  da luta do povo em defesa da soberania nacional. Inicialmente, forças poderosas do capitalismo internacional diziam que no Brasil não havia petróleo. Pouco se importavam com o desenvolvimento do nosso País; queriam apenas manter o petróleo como reserva para seus interesses no futuro. Mas o povo brasileiro foi para as ruas, no início dos anos 50, lutar pelo interesse nacional”.

De acordo com a petista, naquela época forças contrárias ao monopólio estatal tentaram impedir a criação da Petrobras. “Essa forças, representadas por alguns partidos e parte da imprensa, fazendo eco aos interesses das empresas petrolíferas internacionais, diziam que o País não tinha capital suficiente para tal empreendimento, sendo por isso necessário que a pesquisa e exploração ficassem a cargo do capital estrangeiro”.

Benedita da Silva ressaltou que as tentativas de privatização da Petrobras foram frustradas com a eleição do presidente Lula em 2002. “A eleição  de Lula enterrou esse plano sinistro contra os interesses nacionais. Com o presidente Lula, a Petrobras  voltou a se fortalecer e o governo retomou sua condição de acionista majoritário”, disse.

De acordo com a parlamentar, a Petrobras é uma companhia de atuação integrada  e com oportunidades invejáveis. “E são por estas oportunidades que ela está trabalhando para dobrar de tamanho até 2020, praticamente duplicando sua produção de petróleo, sua oferta de gás natural e a sua capacidade de refino no Brasil”,  enfatizou .

Não há dúvidas, acrescentou Benedita da Silva, de que essa Petrobras no futuro continuará ocupando as melhores posições no mercado global, porque é sabedora das necessidades e exigências de um mundo que se move,  se modifica com rapidez e, portanto, com consumidores cada vez mais atentos às questões de segurança operacional, responsabilidade socioambiental e qualidade requerida dos produtos que consome”.

“Temos a certeza de que a Petrobras está pronta e continuará compartilhando esse futuro promissor com toda a sociedade brasileira, representada por seus consumidores e clientes, funcionários, fornecedores e acionistas. Comemorar 60 anos de Petrobras é mais que festejar o êxito dessa gigante, rio de ouro negro, é principalmente tomar posse das maiores conquistas do povo brasileiro”, finalizou a deputada Benedita da Silva.

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Bezerra

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Oficialmente sem comando, Saúde não apresenta plano de combate ao Covid-19

No dia 15 de maio, Nelson Teich foi afastado do Ministério da Saúde. Desgastado por sua di…