Home Portal Notícias Sibá promove discussão sobre desenvolvimento científico na Amazônia

Sibá promove discussão sobre desenvolvimento científico na Amazônia

4 min read
0
sibamachado
 
Discutir o Plano Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI) com a Bancada da Amazônia será o foco de reunião da próxima terça-feira (1º), promovida pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. 
 
Articulado pelo deputado Sibá Machado (PT-AC), em parceria com a Coordenação da Bancada do Norte e a Frente Parlamentar de CT&I, o encontro propõe-se a discutir uma agenda diferenciada junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a fim de superar as assimetrias regionais no que diz respeito ao desenvolvimento científico e tecnológico.
 
O encontro tem o objetivo também de discutir as diferenças intra-regionais, ou seja, as diferenças existentes entre os próprios estados integrantes da Região Amazônica. Segundo o deputado, “a constatação de que os problemas dos estados menos favorecidos da Amazônia, a exemplo do Acre, é diferente da situação dos grandes estados, é evidente, tornando-se então necessárias ações concretas que possam reduzir essas desigualdades.” 
 
Algumas das propostas a serem apresentadas e discutidas no encontro são: a criação e ampliação da presença de instituições federais e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) em alguns estados, a geração de editais diferenciados, as contrapartidas dos projetos e a formação de uma rede de instituições voltadas a difusão de tecnologias.
 
A dificuldade de atrair e fixar pessoal qualificado para a formação de uma cultura local de pesquisa também será discutida. O Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia, apoiado pelo deputado, também constará da pauta da reunião, prevista para as 10h, no plenário 13. 
O PCTI Norte
 
O plano de ação regional do MCTI compreende metas e estratégias a serem alcançadas dentro de uma perspectiva de vinte anos, a partir da disponibilização de recursos para projetos específicos visando ao fortalecimento das atividades cientificas na Amazônia, com foco na conservação da floresta. 
 
Assessoria Parlamentar 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…