Home Portal Notícias Petistas destacam discurso forte e propositivo da presidenta Dilma na ONU

Petistas destacam discurso forte e propositivo da presidenta Dilma na ONU

4 min read
0

gumaraespellegrino

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), enalteceu o discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da 68ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proferido nesta terça-feira (24) na sede do órgão, em Nova Iorque, EUA.

Para Guimarães, o pronunciamento da mandatária brasileira foi forte e adequado para o momento político, conturbado pelas revelações do esquema de espionagem de agências dos Estados Unidos sobre governos, empresas e cidadãos de outros países. “Foi um discurso de uma estadista que se impõe perante as grandes nações do mundo. A presidenta foi de uma ousadia e coragem ímpar, qualidades tão necessárias na condução da diplomacia”, disse Guimarães.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), avalia que Dilma expressou o pensamento de vários chefes de Estado. “Ela traduziu o sentimento que toma conta do mundo inteiro. Nós temos tratados internacionais, direitos e liberdades individuais e interesses econômicos que precisam ser protegidos e resguardados, por isso é inaceitável a prática de espionagem dos Estados Unidos”, destacou Pellegrino.

O parlamentar baiano também considera que a proposta de governança multilateral da Internet, apresentada pela presidenta, deve ganhar novos apoiadores a partir de agora. “A proposta que a presidenta Dilma defendeu está em sintonia com as posições do Brasil nas últimas conferências mundiais de comunicação. A Internet não pode ser regulamentada unicamente pela agência norte-americana ICANN e acredito que o movimento que propõe uma governança multilateral da rede deve se fortalecer com o discurso da presidenta”, afirmou Pellegrino.

A presidenta propôs que a regulação da Internet observe princípios como: liberdade de expressão, privacidade do indivíduo e respeito aos direitos humanos; governança democrática, multilateral e aberta, exercida com transparência, estimulando a criação coletiva e a participação da sociedade, dos governos e do setor privado; universalidade que assegure o desenvolvimento social e humano e a construção de sociedades inclusivas e não discriminatórias; a diversidade cultural, sem imposição de crenças, costumes e valores e, por fim, a neutralidade da rede, respeitando apenas critérios técnicos e éticos, tornando inadmissível restrições por motivos políticos, comerciais, religiosos ou de qualquer outra natureza.

Confira o discurso na íntegra e o vídeo do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Gustavo Bezerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota oficial do ex-presidente sobre a Covid

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou nesta quarta-feira (20) ao Brasil após …