Home Portal Notícias Tombini critica pessimistas e destaca perspectiva econômica “promissora” do Brasil

Tombini critica pessimistas e destaca perspectiva econômica “promissora” do Brasil

7 min read
0

TOMBINI-180913

Em audiência na Câmara nesta quarta-feira (18) o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini , criticou a postura pessimista dos analistas econômicos. Ele afirmou que a perspectiva de crescimento brasileira é promissora, com inflação controlada e destaque para o investimento.

Entre os fatores que dão sustentação ao crescimento, afirmou, estão a manutenção do emprego e do crédito e a gradual retomada  da indústria. Outros  pontos citados como favoráveis pelo presidente do BC foram o aumento da competitividade via redução de custos de insumos, como a energia e a desoneração da folha de pagamentos.

O presidente do BC destacou os recordes de produção do setor agrícola e o contínuo crescimento do setor de serviços. Tombini também ressaltou que o patamar de câmbio está mais favorável e “o Banco Central registrou um resultado positivo de 17 bilhões e 700 milhões de reais no primeiro semestre de 2013”, disse.

De acordo com Tombini, o atual cenário da economia mundial é de transição. “Diga-se de passagem, uma transição positiva e o Brasil está preparado para atuar nesse novo contexto”, observou.   Segundo o presidente do BC o sistema financeiro brasileiro está sólido, com elevados  níveis de capital, liquidez e de provisões. “O Banco Central está adotando as providências necessárias para assegurar a estabilidade do sistema financeiro, da economia e o bom funcionamento dos mercados”, assegurou.

Para o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), a apresentação do presidente do BC “foi tranquilizadora e positiva” uma vez que os elementos apresentados por ele  foram consistentes . “Ele demonstrou segurança e tranquilidade e uma convicção muito forte de que indicadores como os que medem a inflação, investimentos, aliados à posição do Brasil no mundo, colocam o país em uma posição muito confortável”, disse.

O deputado Pedro Eugênio concordou com a avaliação de Tombini sobre o pessimismo de analistas do mercado amplificados pela velha mídia. “Temos visto permanentemente um pessimismo nas notícias que dizem respeito à economia brasileira”, lamentou.

Para o deputado, “é importante que as pessoas vejam que empregos estão sendo gerados, que a inflação está caindo e que no último trimestre o Brasil foi uns dos países que mais cresceu no mundo”, destacou Pedro Eugênio.   O Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2013 cresceu 1,5% e o investimento na economia brasileira no mesmo período aumentou 3,6%.

O presidente do BC participou nesta quarta-feira (18) de audiência pública sobre as diretrizes e perspectivas da política monetária nacional. A audiência foi promovida em conjunto pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e pelas comissões Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.

Leia mais: Atividade econômica cresce 3,1% de janeiro a julho, informa BC; Petistas elogiam acerto de políticas

Equipe PT na Câmara

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

 

Ouça o Deputado Pedro Eugênio na Rádio PT 

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

VEja apresentação do presidente do BC Tombini

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Jorge Solla: Governo Bolsonaro completa um ano sem cumprir suas principais promessas de campanha

O deputado Jorge Solla (PT-BA) descreveu, no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quint…