Home Portal Notícias Entidades pedem paridade de gênero na composição do Parlamento

Entidades pedem paridade de gênero na composição do Parlamento

3 min read
0

atomulheres-100913

Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara

Diversas entidades da sociedade civil e parlamentares da Bancada Feminina realizaram um ato na Câmara, nesta terça-feira (10), em prol da paridade de gênero na composição do Parlamento brasileiro em todos os níveis federativos.

As militantes do movimento de mulheres lembraram que o voto feminino foi conquistado há 81 anos, em 1932, e que o Congresso Nacional hoje possui apenas 9% das suas 594 cadeiras ocupadas por mulheres.

O baixo percentual coloca o Brasil em último lugar no ranking da América Latina em termos de representatividade feminina nos parlamentos nacionais, em pesquisa realizada pela União Interparlamentar. No âmbito global, o Brasil figura no 120º lugar, fato que mereceu duras críticas da deputada Erika Kokay (PT-DF) durante o ato.

“Nós estamos atrás de muitos países onde as mulheres usam burkas e isso é sinal de que no Brasil existem burkas invisíveis. Isso é inaceitável. Lutamos por mais mulheres na política e no exercício do poder porque lutamos por mais democracia”, afirmou Erika.

Após o ato, as entidades feministas levaram um documento ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de defesa da paridade de gênero no Parlamento.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) também participou do ato.

Campanha – Nesta quarta-feira (11) será lançada, na Câmara, a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”, que tem como objetivo ampliar o número de mulheres filiadas a partidos políticos e o número de mulheres candidatas a cargos eletivos. A campanha tem o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da ONU Mulheres. O lançamento ocorrerá a partir das 15h, no Hall da Taquigrafia.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputadas repudiam ataques misóginos e machistas de Bolsonaro à jornalista Patrícia Mello

Parlamentares do PT, PCdoB, PSOL, PSB e da Rede protestaram no plenário e no Salão Verde d…