Home Portal Notícias Entidades pedem paridade de gênero na composição do Parlamento

Entidades pedem paridade de gênero na composição do Parlamento

3 min read
0

atomulheres-100913

Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara

Diversas entidades da sociedade civil e parlamentares da Bancada Feminina realizaram um ato na Câmara, nesta terça-feira (10), em prol da paridade de gênero na composição do Parlamento brasileiro em todos os níveis federativos.

As militantes do movimento de mulheres lembraram que o voto feminino foi conquistado há 81 anos, em 1932, e que o Congresso Nacional hoje possui apenas 9% das suas 594 cadeiras ocupadas por mulheres.

O baixo percentual coloca o Brasil em último lugar no ranking da América Latina em termos de representatividade feminina nos parlamentos nacionais, em pesquisa realizada pela União Interparlamentar. No âmbito global, o Brasil figura no 120º lugar, fato que mereceu duras críticas da deputada Erika Kokay (PT-DF) durante o ato.

“Nós estamos atrás de muitos países onde as mulheres usam burkas e isso é sinal de que no Brasil existem burkas invisíveis. Isso é inaceitável. Lutamos por mais mulheres na política e no exercício do poder porque lutamos por mais democracia”, afirmou Erika.

Após o ato, as entidades feministas levaram um documento ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de defesa da paridade de gênero no Parlamento.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) também participou do ato.

Campanha – Nesta quarta-feira (11) será lançada, na Câmara, a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”, que tem como objetivo ampliar o número de mulheres filiadas a partidos políticos e o número de mulheres candidatas a cargos eletivos. A campanha tem o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da ONU Mulheres. O lançamento ocorrerá a partir das 15h, no Hall da Taquigrafia.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Parlamentares do PT pedem que STF interrompa processo de privatização de refinarias da Petrobras

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara defenderam pelas redes sociais nesta quinta-feira…