Home Portal Notícias Câmara aprova voto aberto e PT vota unido na defesa da transparência do Parlamento

Câmara aprova voto aberto e PT vota unido na defesa da transparência do Parlamento

5 min read
0

liderJG-070813 

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (3), em segundo turno,  com 452  votos favoráveis, unanimemente, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 349/01), que acaba com o voto secreto em todos os tipos de votação. A medida vale para as deliberações do Congresso, da Câmara, do Senado, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores. A PEC segue para análise do Senado. Para o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), a aprovação da PEC do Voto Aberto é um dos momentos de maior relevância do Parlamento brasileiro. “O fim do voto secreto  é uma exigência do Brasil. Representamos o povo e o povo é o senhor do seu destino. Portanto,  exige do Parlamento o voto aberto”, disse.

 Mais cedo, antes da votação, a Bancada do PT reuniu-se e decidiu fechar questão em torno do voto aberto para todas as deliberações  do Congresso Nacional.

O líder  José Guimarães reiterou que a Bancada do PT sempre defendeu o voto aberto. Ele lembrou que na votação em primeiro turno da PEC, em 2006, a bancada do PT votou, por unanimidade, no parecer favorável do relator da proposta na época, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

“A posição da Bancada do PT sempre foi na defesa do voto aberto para todas as votações.  O PT não tem medo de abrir o voto. É bom para o Parlamento dar essa transparência total às nossas votações.

Essa é uma questão  em que o País inteiro olha para este plenário e analisa a conduta, o comportamento e, sobretudo, a decisão soberana de cada parlamentar”, disse Guimarães.

“Recai sobre nós a responsabilidade de recuperar o legado do nosso partido, o Partido dos Trabalhadores. E estamos votando  unanimemente na bancada do PT pelo voto aberto para todas as votações. Essa é a  melhor forma de dar transparência total àquilo que é exigido pelo Brasil, para recuperar o diálogo do Parlamento com a sociedade brasileira. Essa é uma vitória do Parlamento, do PT e de toda a sociedade”, finalizou o líder do PT.

LEIA MAIS

Gizele Benitz

 

Ouça o Líder do PT na Câmara José Guimarães

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT denuncia nova ação ilegal de Dallagnol e pede seu afastamento da Lava Jato

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), protocolou hoje (21), no Conselho Nacional do…