Home Portal Notícias Luiz Couto alerta para crescimento de exploração sexual de menores na Amazônia

Luiz Couto alerta para crescimento de exploração sexual de menores na Amazônia

4 min read
0

luiz couto tribuna gustavo

O deputado  Luiz Couto (PT- PB)  ocupou a tribuna para relatar missão realizada em Belém (PA), como integrante da CPI das redes de exploração sexual de crianças e adolescentes.  Lá ele foi também para investigar denúncias e casos de tráfico de pessoas na região polarizada por Belém, pelo Pará e em outras localidades  também da Amazônia. “O que nós verificamos é que há um crescimento da exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse.

Segundo o deputado, a exploração não se restringe à relação de cafetinas e cafetões, “mas são redes organizadas ganhando dinheiro com o sofrimento e a dor de familiares, que verificam seus filhos e filhas sendo levados para o Suriname, para a Guiana Francesa, para diversas rotas que passam por aquela região”, disse.

O deputado alertou para a urgência de o Congresso Nacional  tomar uma providência sobre o tema. “Normalmente quando aparecem no esquema de investigação figuras da política, da economia, figuras importantes da sociedade, aí chegam alguns caciques para dizer: Vamos retirar isso aqui, porque isso vai prejudicar a minha relação política. Não pode mais ser assim. Se a pessoa estiver envolvida nesses dois casos — tráfico de pessoas e tráfico de exploração sexual de crianças e adolescentes — não pode haver nenhuma ação de abafamento, nenhuma ação de respaldo para essas pessoas”, alertou o deputado.

Segundo ele, é fundamental que as  duas comissões da Casa que tratam desse tema possam apresentar, não apenas mudança na legislação, mas também “exigir que aqueles e aquelas que estejam envolvidos nessa prática sejam punidos na forma da lei”, disse.

Suicidas – Outro assunto abordado pelo deputado na tribuna foi sobre a onda de suicídios que atingem policiais. “Em um ano, 11 agentes da Polícia Federal tiraram a própria vida. Atualmente, policiais morrem mais por suicídio do que durante combate ao crime”, observou.

 Neste sentido, o deputado Luiz Couto defendeu a valorização da categoria. “ Faço um apelo ao Ministro da Justiça para que encaminhe a Lei Orgânica da Polícia Federal, a fim de que todos aqueles que estão na Polícia Federal sejam valorizados, porque há uma reclamação geral”, disse.

Equipe PT na Camara

Foto: Gustavo Bezerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados denunciam enriquecimento dos mais ricos e defendem manutenção do auxílio emergencial de R$ 600

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) destacou na sessão virtual desta terça-feira (22) o ra…