Home Portal Notícias Alta do PIB: Economia cresce com distribuição de renda, elogia Sibá Machado

Alta do PIB: Economia cresce com distribuição de renda, elogia Sibá Machado

4 min read
0

simbaManchete

O deputado Sibá Machado (PT-AC), vice-líder da Bancada do PT, elogiou em pronunciamento no  plenário  os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira, e que apontam que a economia brasileira acelerou no segundo trimestre deste ano, crescendo 1,5% em comparação ao trimestre anterior.

“Essa foi a maior alta de trimestre contra trimestre desde os três primeiros meses de 2010, quando o PIB brasileiro cresceu 2% ante  o período anterior. Segundo os economistas, o crescimento da economia foi disseminado e deve ser comemorado”, afirmou Sibá Machado.

Segundo os dados, a agropecuária puxou um desempenho positivo, com alta de 3,9%, seguida da indústria, que avançou 2% e de serviços, que teve um crescimento de 0,8%. “Não apenas os três setores (indústria, serviços e agropecuária) tiveram um crescimento robusto. Também a alta dos subsetores da indústria mostra que o resultado não foi pontual nem episódico”, enfatizou o vice-líder da Bancada petista.

“Apesar da situação da  economia mundial e em que pesem as dificuldades que a Europa tem tido — baixa efetividade de sua economia e de sua indústria; perda da capacidade de consumo e de compra, que desacelerou quase o mundo inteiro; efeitos negativos na economia dos Estados Unidos e da China —, no Brasil, os efeitos têm sido muito bem administrados e controlados pela nossa presidenta Dilma Rousseff”, disse Sibá Machado.

A equipe econômica do governo Dilma, continuou o parlamentar petista, tem trabalhado fortemente para  garantir o crescimento do País, com alta distribuição de renda, com envolvimento dos que mais necessitam, sem tirar um centavo das aplicações dos investimentos nas políticas públicas sociais.  “Então, apesar de tudo isso, algumas aves de mau agouro, que não fazem análise econômica, fazem votos de que a Presidenta Dilma erre no seu receituário econômico, ainda vêm falar mal da economia brasileira. Se olharmos a história, quanto cresce a economia de um determinado país? Vamos olhar também para distribuição das oportunidades? Não basta crescer o bolo dos ricos. Então, muito melhor que o PIB brasileiro crescer a um ritmo de 20% sem distribuição de renda é crescer a 3% com alta distribuição de renda, porque os mais pobres têm que participar. Essa é a posição do PT”, ressaltou o deputado Sibá Machado.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel faz apelo na Câmara em defesa da Petrobras e contra a política de desativação no Nordeste

Durante a sessão remota da Câmara, nessa semana, o deputado federal João Daniel (PT-SE) re…