Home Portal Notícias Devanir: Crescimento da produção industrial mostra que economia está no rumo certo

Devanir: Crescimento da produção industrial mostra que economia está no rumo certo

6 min read
0

devanir salu

Devanir: Crescimento da produção industrial mostra que economia está no rumo certo

Com alta de 1,9% em junho frente a maio, a produção industrial brasileira, divulgada ontem (1º) pelo IBGE, se recuperou da retração de 1,8% do mês anterior.  Os dados projetam cenário de longo prazo  positivo e já ensejam a revisão de previsões para o PIB (Produto Interno Bruto, conjunto de bens e serviços produzidos no país). Na comparação com junho de 2012, o crescimento foi de 3,1%, acima do esperado. No semestre, a alta é de 1,9%, resultado considerado bom, principalmente porque foi puxado pela forte expansão dos investimentos.

Os dados positivos foram puxados, sobretudo, pelo segmento de bens de capital, que é indicador do grau de investimento. Na variação mensal, a alta foi de 6,3%. Já na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2012, o grupo disparou 18%, sustentando a alta de 3,1% do total da indústria no período. Outros destaques foram máquinas para escritório (11,4%) e o setor farmacêutico (8,8%).

O aumento na importação de bens de capital – vale dizer, máquinas e equipamentos necessários para ampliar a produção das indústrias, é vital para a economia, destacou  o  deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Para ele, aimportação de bens de capital sustenta um aumento importante da produção industrial e é sinal inequívoco de expansão dos investimentos e de retomada do crescimento econômico. “O fato é que, mesmo com solavancos, em razão da crise econômica mundial, estamos numa escalada de crescimento, com geração de empregos e renda”, disse.

O parlamentar observou que, a despeito da crise nas economias industrializadas e do negativismo espalhado por setores da mídia brasileira,  o Brasil tem mostrado vigor econômico. “Com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega no comando da Economia, mostramos que estamos no rumo certo, com controle da inflação e crescimento”.

Devanir criticou a abordagem da mídia brasileira sobre temas econômicos, já que se pauta por uma agenda catastrofista , com motivos políticos e eleitorais bem claros, sem se incomodar com a realidade dos números. “Quem vê certos “analistas” brasileiros pode ter a impressão de que o mundo vai acabar”, ironizou.

O parlamentar petista está otimista com a evolução do quadro econômico e acredita que mesmo o mais cético “analista” terá que refazer seus cálculos sobre o crescimento da economia brasileira.

Os indicadores de investimento têm variado. Em janeiro, o indicador teve alta de 2,7%. Nos dois meses seguintes, caiu 2,2% e subiu 0,9%, respectivamente. Abril foi de avanço de 1,8%.  Segundo André Macedo, gerente de Indústria do IBGE, a instabilidade mensal não define o comportamento da indústria, pois é causada por fatores pontuais. No acumulado do semestre, a alta é de 1,9%.
Nível de investimento em alta  –   O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou o crescimento puxado pelo setor de bens de capital. “-O nível de investimento vai crescer este ano e ajudar no crescimento do PIB”, disse. 

Tags: crescimento, Devanir Ribeiro, bens de capital, indústria, investimentos, crise, mídia

Equipe PT na Câmara

 

 

Equipe PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara celebra os 25 anos da CDHM, uma comissão gigante na defesa dos direitos humanos

Em sessão solene muito representativa, a Câmara dos Deputados celebrou nessa terça-feira (…