Home Portal Notícias Iara Bernardi propõe criação do Prêmio Nelson Mandela na Câmara

Iara Bernardi propõe criação do Prêmio Nelson Mandela na Câmara

4 min read
0

nelsonmandela

A deputada Iara Bernardi (PT-SP) propôs à Câmara a criação do Prêmio Nelson Mandela de Ensino da História da África e das Relações Étnico-Raciais. O projeto de resolução (PRC 205/13) sugere a premiação anual de três pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado no âmbito educacional e na defesa e promoção da igualdade racial.

Pela proposta da parlamentar petista, o prêmio consistiria na entrega de um diploma e de uma medalha com a efígie de Nelson Mandela, em solenidade a ser realizada a cada 18 de julho, em comemoração ao Dia Internacional de Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência à data de nascimento do ganhador do Nobel da Paz em 1993.

Na justificativa do projeto, Iara Bernardi lembrou o valor que o próprio Mandela dá à educação, citando uma das frases mais conhecidas do líder sul-africano: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

“Nelson Mandela tornou-se o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação de seu país, em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica. Ele sempre afirmou o seu sonho de que um dia ‘todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viver como irmãos’”, argumentou a deputada.

Na avaliação de Iara Bernardi, identificar e reconhecer as boas práticas em História da África e das Relações Étnico-raciais contribui para a construção de uma escola e um Brasil que acreditem na igualdade racial e valorizem suas matrizes africanas, especialmente após a instituição da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

“Precisamos avaliar as modificações no comportamento dos adolescentes que estejam cursando o ensino médio, considerando que uma criança que tenha entrado na escola em 2003, passados dez anos de implementação da lei, possa contribuir de forma efetiva para um Brasil mais democrático, pautado no respeito à diversidade, considerando que as relações humanas mais fraternas, a criatividade na abordagem das questões relativas à identidade e o respeito à diversidade podem fazer a diferença”, diz a deputada.

Conheça a íntegra do projeto clicando no link abaixo.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=584767

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…