Home Portal Notícias Atendendo pedido de Paulo Teixeira, presidente da Câmara diz que PL dos autos de resistência será votado na próxima semana

Atendendo pedido de Paulo Teixeira, presidente da Câmara diz que PL dos autos de resistência será votado na próxima semana

3 min read
0

paulo teixeira tribuna gustavo
Em pronunciamento na tribuna, na quinta-feira (11), o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) solicitou ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a inclusão na pauta do plenário o projeto de lei (PL 4471/12) que visa controlar e dar mais transparência ao uso dos autos de resistência por parte das polícias.

“Presidente, no Brasil morrem muitos jovens vítimas de violência policial e está em suas mãos, para ser votado, um projeto de lei de minha autoria e dos deputados Delegado Protógenes, Fabio Trad e Miro Teixeira que visa investigar casos em que a polícia mata os jovens brasileiros e alega que é por resistência, e que não é por resistência, é por mera execução”, disse Teixeira, diante de Alves, que então presidia a sessão.

Paulo Teixeira lembrou ao presidente que o PL foi aprovado em todas as comissões, “por unanimidade”, e que a maioria dos partidos apoia o projeto, por isso ele deveria ser votado antes do recesso.

O presidente da Câmara concordou com o pleito e se comprometeu a colocar o projeto na pauta da próxima semana. “Asseguro a vossa excelência que ele estará na pauta de terça ou quarta-feira para ser votado, como merece vossa excelência, pela seriedade, e o assunto, pela repercussão”, afirmou Alves.

Paulo Teixeira informou que um simples procedimento deliberado pelo governo estadual implicou na redução de mortes nas ações policiais. “O Governo de São Paulo determinou que o policial, quando mata, não pode mexer no corpo. Sabe qual foi o resultado desse mero procedimento? Diminuíram as mortes em 40%. Eram execuções e não resistência”, alertou.

“Quando alguém ou um policial mata alguém e diz que é por resistência, há que se ter uma perícia independente e que não se mexa no corpo. É isso o que nós queremos. Nós precisamos votar o projeto porque precisamos salvar a juventude brasileira, principalmente a juventude negra”, concluiu o parlamentar paulista.

Rogério Tomaz Jr.
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zé Neto apresenta projeto que garante computador para estudantes pobres de escolas públicas durante a pandemia

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara (PL 3.699/20), com a coa…