Home Portal Notícias Petistas debatem ações para alavancar setor de ciência e tecnologia

Petistas debatem ações para alavancar setor de ciência e tecnologia

5 min read
0

cienciatecnologia

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Parlamentares do PT se reuniram hoje (10) com o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Rodrigues Elias, na Liderança do PT, para discutir os programas implementados nos últimos 10 anos para alavancar o setor tecnológico no Brasil.  

“Cada vez mais estamos impulsionando a desconcentração e a descentralização, ocupando o espaço brasileiro para abertura de novos campi de universidades federais; reforçando as universidades estaduais e ampliando a capacidade das universidades confessionais ou sem fins lucrativos na área da pesquisa e de laboratórios”, disse o secretário do MCTI. Ele  apresentou as medidas do governo na área de formação de recursos humanos e apontou a integração entre o CAPES  e o CNPQ; entre o MEC e o Ministério da Ciência e Tecnologia,  como estratégia para reforçar o setor.

Luiz Antônio também falou sobre a proposta de construção de laboratórios nacionais no Brasil, o que, segundo ele, irá reforçar a infraestrutura científica laboratorial como um modelo a ser adotado para o conhecimento. A terceira medida frisada pelo secretário foi sobre o Plano Brasil Maior e a estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação. Ele destacou o Plano Inova Empresa, voltado para as cadeias produtivas brasileiras, que, de acordo com ele, tem impulsionado a produtividade da economia brasileira.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que participou do encontro, disse que a reunião foi extremamente importante para conhecer o planejamento estratégico do governo.  “Assim podemos contribuir para o êxito dessa missão” disse. Ele destacou que o Brasil vem mostrando resultados na balança comercial  piores do que no passado, o que, segundo ele, deve-se à baixa capacidade de agregar tecnologia e inovação no setor produtivo. “É sabido que os empresários são conservadores no investimento em ciência e tecnologia. Cabe, portanto, ao governo por meio do MCTI impulsionar o desenvolvimento tecnológico articulando com as universidades, os institutos de pesquisa, com as indústrias, para que nos possamos gerar produtos de capacidade tão positivas quanto são aqueles bem sucedidos da Embraer, da Embrapa, da Petrobras, na exploração do petróleo em aguas profundas”, complementou.

Para o deputado Newton Lima (PT-SP), também presente à reunião, as medidas apresentadas pelo MCTI mostram a consistência das ações do órgão, juntamente com o governo Dilma. Ele parabenizou à ação do ministério para fortalecer a rede de universidades e institutos de pesquisa. Newton Lima também destacou o fortalecimento da competitividade industrial, ancoradas em programas como o Emprapii e o Inova Empresa.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) também participou da reunião.

Andre Lage

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel faz apelo na Câmara em defesa da Petrobras e contra a política de desativação no Nordeste

Durante a sessão remota da Câmara, nessa semana, o deputado federal João Daniel (PT-SE) re…