Home Portal Notícias TSE devolve mandato parlamentar a Cláudio Puty

TSE devolve mandato parlamentar a Cláudio Puty

3 min read
0

claudioputyD2O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) devolveu na sexta-feira (28) o mandato parlamentar ao deputado Cláudio Puty (PT-PA) após concluir que a cassação decretada, há um mês, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) precisa de melhor análise.

“Não me beneficiei com qualquer recurso decorrente de tráfico de influência junto à administração pública. Esta decisão do TSE me permite continuar a exercer meu mandato parlamentar, na certeza de que minha inocência será plenamente esclarecida quando do Recurso perante este Tribunal”, afirma Puty.

A decisão do TRE do Pará se baseou em um inquérito policial de 2010, no qual Puty não foi indiciado pela Polícia Federal e não responde a qualquer ação penal resultante dessa investigação. Portanto, há evidente contradição no julgamento realizado no estado do Pará, evidenciada em declaração do próprio delegado da PF que presidiu o inquérito.

Quando perguntado se em algum momento da investigação existiu conversa/mensagem interceptada em que Puty ou alguém em seu nome solicitou qualquer tipo de bem ou apoio político para aprovação de planos de manejo perante à Sema [Secretaria Estadual de Meio Ambiente], a testemunha respondeu que “não”.

Leia abaixo parte conclusiva da decisão do ministro do TSE Henrique Neves:

“Dessa forma, considerando que os recursos, em breve, chegarão ao Tribunal e, tão logo ocorra o pronunciamento da Procuradoria-Geral Eleitoral, tais apelos e os demais elementos de prova poderão ser mais bem analisados, entendo ser prudente suspender, por ora, os efeitos das decisões regionais.

Por essas razões, defiro o pedido de liminar formulado por Cláudio Alberto Castelo Branco Puty, a fim de atribuir efeito suspensivo aos recursos ordinários por ele interpostos nos autos da Representação nº 3229-23, da Representação nº 3231-90 e da Ação de Impugnação de Impugnação Eletivo nº 7-13.

Comunique-se, com urgência, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará e a Câmara dos Deputados.”

Assessoria Parlamentar com PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Projeto de lei de Frei Anastácio propõe política de prevenção ao uso de drogas, em instituições de ensino superior

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) apresentou o projeto de lei (PL 406/2020), que i…