Home Portal Notícias Artigos Marco Maia: “A afirmação da agricultura familiar”

Marco Maia: “A afirmação da agricultura familiar”

4 min read
0

marco maia gustavo destaqA afirmação da agricultura familiar

Marco Maia*

O Brasil rural vive uma profunda transformação. O estabelecimento de políticas públicas específicas, dirigidas aos pequenos e médios agricultores familiares, mudou a vida de milhões de brasileiros que vivem no campo. Foi retomada a confiança nos frutos do trabalho da terra, bem como recuperada a auto-estima do homem do campo. E, com o recente lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013-2014 que, pelo décimo ano consecutivo amplia o volume de recursos destinados ao setor, podemos comemorar a consolidação da agricultura familiar como fator estratégico para a estabilidade econômica e social brasileira.

Responsável pela produção da maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, a agricultura familiar viu sua renda crescer 52% nos últimos dez anos, levando 3,7 milhões de brasileiros ascenderem à classe média. O segmento é responsável por 4,3 milhões de unidades produtivas (ou 84% dos estabelecimentos rurais do país), 33% do Produto Interno Bruto Agropecuário e emprega 74% da mão de obra no campo. Números que comprovam a vitalidade do setor.

Ao destinar R$ 21 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar através do Plano Safra, o governo federal aposta também na importância desse setor para dar continuidade à luta pelo fim da miséria em nosso País, bem como para se tornar uma importante ferramenta para o controle dos preços dos alimentos e, por consequência, no combate à inflação. Merece especial comemoração, também, os significativos recursos destinados à assistência técnica e extensão rural. Investimentos em novas tecnologias que permitirão ao homem do campo produzir mais e melhor, com diminuição de custos e respeito o meio ambiente.

A agricultura familiar se transformou em um dos pilares para o projeto de desenvolvimento do Brasil. Seu fortalecimento significa mais do que um investimento na força de nossa terra e no trabalho de nossa gente. Significa assegurar um crescimento social, econômico e ambiental sustentável e, portanto, mais segurança para nossos agricultores e mais alimentos para nosso povo.

*Marco Maia é deputado Federal (PT-RS) e ex-presidente da Câmara dos Deputados

Foto: Gustavo Bezerra / PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Atentado contra caravana é reação da elite que vê aproximar-se a vitória de Lula

“O que aconteceu ontem (27) é reflexo do que estamos sentindo em toda a caravana. O fascis…