Home Portal Notícias Líder lamenta morte de Jacob Gorender, um exemplo na luta pelo socialismo

Líder lamenta morte de Jacob Gorender, um exemplo na luta pelo socialismo

3 min read
0

O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), lamentou, em nota oficial, a morte do historiador marxista Jacob Gorender, ocorrida na terça-feira, 11. “Militante ilustre da esquerda brasileira, ao longo de seus 90 anos de vida criativa e engajada Jacob Gorender iluminou e enriqueceu o combate pelo socialismo”, diz o líder. Gorender, para Guimarães, foi um exemplo para todos os que lutam pelo “socialismo, pela liberdade e pela democracia”. Leia a íntegra da nota.

“ A Bancada do Partido dos Trabalhadores manifesta seu pesar pelo falecimento do historiador marxista Jacob Gorender, ocorrido em São Paulo, no de 11 de junho último.
Militante ilustre da esquerda brasileira, ao longo de seus 90 anos de vida criativa e engajada Jacob Gorender iluminou e enriqueceu o combate pelo socialismo, tanto por sua produção intelectual, que gerou livros que se tornaram referência, como “Escravismo Colonial” e “Combate nas Trevas”, como pela dedicação à luta política concreta nas diversas conjunturas que atravessou.
Assim, engajou-se na FEB (Força Expedicionária Brasileira) para tomar parte na luta internacional contra o nazi-fascismo. Em 1964, soube tirar as lições da derrota das esquerdas, afastou-se do antigo PCB e deu seu apoio à resistência armada. Conheceu a prisão, a tortura. Engajou-se na luta democrática para pôr fim à ditadura.

Jacob Gorender deixa um legado de lucidez e dedicação às causas populares. A Bancada do Partido dos Trabalhadores saúda sua trajetória e expressa a esperança de que seu exemplo ilumine os caminhos de todos os que lutam pelo socialismo, pela liberdade e pela democracia.

Brasília, 12 junho de 2013

Deputado José Guimarães Líder do PT

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comissão debate causas de derramamento do óleo no Nordeste; CPI deve ser instalada, diz João Daniel

A comissão externa do Derramamento do Óleo no Nordeste debateu nesta quinta-feira (21), os…