Home Portal Notícias José Aírton elogia um ano de vigência da lei de acesso à informação

José Aírton elogia um ano de vigência da lei de acesso à informação

2 min read
0

O deputado José Airton (PT-CE) elogiou em plenário a Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em maio de 2012 e completa um ano de vigência. “Essa é uma valiosa ferramenta que robustece a ação da cidadania e amplia os mecanismos de transparência do Poder Público”, disse o petista. A Lei Federal nº 12.527/11 regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Essa Lei,  acrescentou José Airton, “permite o pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos. Enfim, dá  condições para que o cidadão possa ter conhecimento de como funciona a máquina pública”, ressaltou.

Para o deputado, a Lei de Acesso à Informação tem se mostrado um importante instrumento para o fortalecimento da democracia e da cidadania. “Pois garante aos brasileiros o acesso aos dados públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário, sem que seja necessário justificativa para o pedido ”, finalizou o petista.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PF diz que arquivos da Odebrecht podem ter sido adulterados para prejudicar Lula

Uma perícia realizada por membros da Polícia Federal em documentos do “setor de operações …