Home Portal Notícias Ferro critica silêncio da mídia brasileira sobre monitoramento ilegal dos EUA

Ferro critica silêncio da mídia brasileira sobre monitoramento ilegal dos EUA

3 min read
0

fernandoferrotribuna

 Foto: Gustavo Bezerra

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (11), o deputado Fernando Ferro (PT-PE) não poupou críticas ao “silêncio” da mídia brasileira sobre denúncias a respeito da vigilância ilegal promovida por órgãos de segurança dos Estados Unidos tanto em território norte-americano como em outros países.

“Estranho o silêncio da imprensa brasileira, que sempre acusa Venezuela, Argentina ou Cuba de procedimentos autoritários, quanto ao que nós assistimos em relação à denúncia de ex-agente da CIA sobre o monitoramento de ligações telefônicas da vida privada”, disse.

O deputado se referiu a Edward Snowden, ex-agente da NSA [Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês] que revelou ao jornal inglês The Guardian a prática corrente, por parte dos EUA, de monitorar ligações telefônicas, e-mails e outros tipos de meios de comunicação utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo.

“A NSA criou uma infraestrutura que lhe permite interceptar quase tudo. Eu não quero viver num mundo onde tudo que eu faço e digo é registrado”, explicou Snowden em entrevista ao Guardian.

Ferro atacou o que chama de “volta da censura e do autoritarismo” e afirmou, ainda, que a mídia brasileira é submissa. “Cobro da imprensa brasileira o mesmo rigor que tem com os outros países. Isso é uma submissão, um neocolonialismo típico da imprensa nacional”, disparou o petista.

Ferro lembrou que o fundador do WikiLeaks, Julian Assenge, está sendo perseguido pelos EUA por ter revelado telegramas secretos nos quais é denunciada a diplomacia deste país por crimes e barbaridades cometidas em nome da “liberdade e da democracia”. O parlamentar citou também o caso de jornalistas da Associated Press que foram recentemente grampeados pelo governo Obama.

Confira (em inglês) as reportagens do The Guardian com Edward Snowden:

http://www.guardian.co.uk/world/2013/jun/09/edward-snowden-nsa-whistleblower-surveillance

http://www.guardian.co.uk/world/2013/jun/09/nsa-whistleblower-edward-snowden-why

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Reforma da Previdência entra em vigor e pode ser o começo do fim da aposentadoria pública

Legislação proposta pelo governo Bolsonaro retira direitos, rebaixa benefícios e dificulta…