Home Portal Notícias Atividade industrial tem maior crescimento em três anos e confirma acerto de políticas

Atividade industrial tem maior crescimento em três anos e confirma acerto de políticas

8 min read
0

Desoneracoes

A atividade industrial brasileira registrou o maior crescimento em três anos, segundo indicadores do setor divulgados nesta terça-feira (11), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com os dados da pesquisa mensal sobre o desempenho da indústria, o número de horas trabalhadas (que mede a produção industrial) aumentou 2,9% em abril na comparação com março. A expansão é a maior de um mês para outro desde março de 2010, quando o indicador tinha avançado 3%.

Nos quatro primeiros meses de 2013, a alta foi de 0,5% nas horas trabalhadas. A atividade industrial cresceu em 17 dos 21 setores pesquisados em abril (11 setores a mais do que no mês de março), puxada pelo setor de veículos automotores. Os indicadores revelam também que o faturamento da indústria teve alta de 5% no mês passado. Este foi o mesmo patamar de crescimento registrado em agosto de 2012 e o maior valor desde fevereiro de 2011 – quando foi registrada elevação de 6,4%. Na parcial deste ano, até maio, o faturamento da indústria registrou aumento de 6,8%.

Na avaliação do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), integrante da Comissão Mista de Orçamento, os números são positivos e sinalizam que a indústria está se recuperando praticamente em todos os setores. “Os números isolados são muito bons e confirmam o acerto da opção do governo Dilma pela política de estímulos ao setor com a desoneração da folha salarial e com a redução do custo de energia”, afirmou.

Berzoini, no entanto, disse que é preciso acompanhar atentamente o desempenho global da economia. “ Os indicadores confirmam a tendência de crescimento e de recuperação da nossa economia, mas o momento ainda é de cautela, precisamos continuar trabalhando para manter o nosso mercado interno aquecido, com geração de emprego e renda”, recomendou. 

O deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), da Comissão de Desenvolvimento Econômico, enfatizou que os indicadores da indústria confirmam a expectativa do governo Dilma de crescimento da economia. “São números importantes para o nosso projeto político que prioriza o desenvolvimento do País com geração de emprego e renda”. Zulke considerou ainda que o resultado positivo da atividade industrial é uma resposta do Programa Brasil Maior, das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Programa Minha Casa, Minha Vida, “que estimularam a parceria de investimentos públicos e privados, aquecendo o nosso mercado e melhorando a competitividade do País”.

Mercosul – A expectativa do deputado Newton Lima (PT-SP), presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional , é de que esses indicadores melhorem ainda mais nos próximos meses. “O impulso do setor já é uma resposta às grandes ações do governo Dilma como o Brasil Maior, as desonerações, a redução do custo da energia e a ampliação do crédito”. O deputado disse ainda que a atividade industrial brasileira ganhará ainda mais visibilidade com a retomada e o fortalecimento do bloco comercial do Mercosul e com o restabelecimento do Parlasul, previsto para os próximos dias.

Capacidade Instalada – Os indicadores da CNI demonstram ainda que subiu também, em abril deste ano, o nível de uso do parque fabril da indústria (capacidade instalada). O indicador terminou abril em 83,3%, com alta de 0,7 ponto percentual frente a março deste ano, quando estava em 82,6%. O nível de uso do parque industrial, segundo a CNI, é o maior desde junho de 2011.

Faturamento – Os dados revelam ainda que o faturamento real — descontada a inflação — da indústria aumentou 5% em abril em relação a março. Essa expansão recuperou o nível registrado em agosto do ano passado, quando o crescimento também tinha ficado em 5%. Nos quatro primeiros meses do ano, o faturamento real aumentou 6,8% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2012.

Emprego – O emprego industrial cresceu 0,7%, sem retração pelo oitavo mês seguido. A massa salarial da indústria aumentou 0,4%, com alta pelo terceiro mês consecutivo. A utilização da capacidade instalada atingiu 83,3% em abril. De acordo com a CNI, é o maior nível desde junho de 2011.
Vânia Rodrigues , com agências

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-11/atividade-industrial-registra-maior-crescimento-em-tres-anos-revela-cni

Vânia Rodrigues , com agências

     

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados criticam revisão de formulário autodeclatório para agricultor familiar

Deputados e representantes do setor questionam o excesso de informações exigidas e critica…