Home Portal Notícias Benedita protesta contra suspensão de editais de incentivo a artistas negros

Benedita protesta contra suspensão de editais de incentivo a artistas negros

2 min read
0

BeneditaA deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário a moção de apoio  divulgada pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial,  aos editais do Ministério da Cultura de incentivo aos produtores e artistas negros. Os editais foram suspensos no mês passado pelo Juiz José Carlos do Vale Madeira, do Tribunal Regional Federal, no Maranhão.

“Acreditamos que o juiz  desconhece, o que é de se admirar, a atual legislação brasileira para promoção da igualdade racial. Segundo o juiz, os editais direcionados apenas a produtores e artistas negros  violam princípios da Constituição Federal, como a isonomia, a moralidade administrativa e a razoabilidade”, disse a petista. No entanto, acrescentou, “segundo o Estatuto da Igualdade Racial considera-se ações afirmativas os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades”, explicou a parlamentar petista.

A deputada Benedita da Silva defendeu a suspensão da decisão. “A história de uma nação também se faz com reparação, pois essa  história construímos a cada dia. Temos convicção que o esforço conjunto da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, da Advocacia Geral da União e do Ministério da Cultura resultará na reversão dessa decisão judicial para fazer valer o direito de artistas negros a recursos públicos que assegurem a expressão da nossa diversidade cultural”, frisou a petista.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

José Guimarães apresenta projeto para barrar exclusão de 17 ocupações do MEI

Proposta susta efeitos de resolução que retira direitos de profissionais ligados, entre ou…