Home Portal Notícias Benedita protesta contra suspensão de editais de incentivo a artistas negros

Benedita protesta contra suspensão de editais de incentivo a artistas negros

2 min read
0

BeneditaA deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário a moção de apoio  divulgada pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial,  aos editais do Ministério da Cultura de incentivo aos produtores e artistas negros. Os editais foram suspensos no mês passado pelo Juiz José Carlos do Vale Madeira, do Tribunal Regional Federal, no Maranhão.

“Acreditamos que o juiz  desconhece, o que é de se admirar, a atual legislação brasileira para promoção da igualdade racial. Segundo o juiz, os editais direcionados apenas a produtores e artistas negros  violam princípios da Constituição Federal, como a isonomia, a moralidade administrativa e a razoabilidade”, disse a petista. No entanto, acrescentou, “segundo o Estatuto da Igualdade Racial considera-se ações afirmativas os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades”, explicou a parlamentar petista.

A deputada Benedita da Silva defendeu a suspensão da decisão. “A história de uma nação também se faz com reparação, pois essa  história construímos a cada dia. Temos convicção que o esforço conjunto da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, da Advocacia Geral da União e do Ministério da Cultura resultará na reversão dessa decisão judicial para fazer valer o direito de artistas negros a recursos públicos que assegurem a expressão da nossa diversidade cultural”, frisou a petista.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 601 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 601 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 14/10/…