Home Portal Notícias Luiz Alberto inicia mobilização para Encontro da África com a Diáspora Africana

Luiz Alberto inicia mobilização para Encontro da África com a Diáspora Africana

4 min read
0

luiz alberto reuniao saluPor iniciativa do deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, diversas instituições reuniram-se nesta segunda-feira (3), na Câmara, para discutir a preparação do Encontro da África com a Diáspora Africana, que será realizado em novembro, em Salvador (BA).

A pauta central do evento será discutir de que forma a Diáspora Africana poderá contribuir com o processo chamado de “Renascimento Africano”, estabelecido pela União Africana (UA) para elaborar estratégias e metas de desenvolvimento para o continente até 2063.

“Nosso objetivo com o encontro é possibilitar a mobilização e o envolvimento da Diáspora Africana com esse processo de desenvolvimento da África que está sendo iniciado pela União Africana”, resumiu Luiz Alberto.

Na opinião do parlamentar, o projeto da UA combina perfeitamente com a orientação prioritária da política externa do Brasil, que é o fortalecimento da cooperação com países em desenvolvimento e do hemisfério sul.

“O Brasil tem uma liderança internacional muito forte hoje e a nossa relação com os países da África e da América Latina é baseada na parceria, na solidariedade e no respeito, marcos que são reconhecidos, inclusive, pelas lideranças africanas. No caso da África, o Brasil reconhece que possui uma dívida histórica com esse continente e isso é um grande ponto de partida para contribuirmos com o seu desenvolvimento”, acrescentou Luiz Alberto.

Participaram desta primeira reunião representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e a Feira Internacional Afro-Étnica de Comércio, Cultura e Arte (Feafro).

A Diáspora Africana reúne parlamentares, militantes e organizações negras em diversos países do mundo que fizeram parte das rotas do tráfico escravo durante o período colonial. Em 2012, o deputado Luiz Alberto foi eleito representante parlamentar da Diáspora na América do Sul.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bulletin 610 – People’s Committee in Defense of Lula and Democracy

Bulletin 610 – People’s Committee in Defense of Lula and Democracy Straight from Curitiba …