Home Portal Notícias Bohn Gass prevê incremento em assistência técnica e extensão rural no Brasil

Bohn Gass prevê incremento em assistência técnica e extensão rural no Brasil

8 min read
0

Bongass290513

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Coordenada pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), a Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), um debate na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural , sobre a criação de uma entidade nacional para coordenar o sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

A criação da entidade foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff no início de maio durante  pronunciamento na 79ª Expozebu, em Uberaba (MG). “Vou usar uma palavra forte: vamos fazer assistência técnica e extensão rural de forma obsessiva”, disse a presidenta na ocasião.

Segundo Bonh Gass, a boa notícia da presidenta Dilma foi reforçada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante a realização do 19º Grito Da Terra Brasil realizado no último dia 22, em Brasília. Ainda segundo Bohn Gass, a expectativa é de que a medida seja confirmada no próximo dia 6 de junho, junto ao anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar.

Bohn Gass também lembrou que quando Lula assumiu o Governo federal, “o país contava com  R$ 2,4 bilhões para a agricultura familiar, hoje já estamos em  R$ 18 bilhões e o governo vai anunciar mais”, disse. “Os governos neoliberais desmantelaram o sistema de assistência técnica e a extensão rural no país”, afirmou o deputado.

Para Bohn Gass, a decisão da presidenta Dilma de reconstruir o sistema no Brasil é fundamental porque é necessário integrar o serviço de acompanhamento aos milhões de agricultores.

Em entrevista para a EBC, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, reforça o argumento de Bohn Gass afirmando que “o objetivo é aproximar o que tem de pesquisa agropecuária desenvolvida no Brasil, seja na Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], seja nas organizações estaduais de pesquisa agropecuária, seja nas universidades, para o médio e pequeno produtor, aqueles que ainda não têm acesso a tecnologias”.

O coordenador do núcleo agrário da bancada do PT, deputado Padre João (MG), destacou a contribuição da frente parlamentar para o processo. “O que a gente percebe é que a expectativa do camponês que está lá na ponta é que com isso tenha um apoio maior para a formação e capacitação, principalmente da juventude”, disse.

A preocupação com a juventude também foi externada pelo coordenador da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Assis do Couto (PT-RS).  “Vemos nitidamente um envelhecimento da população rural. O jovem não está ficando no campo é preciso que o modelo seja acompanhado por uma política nacional de educação profissional no campo”, enfatizou.

A antiga Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) foi extinta em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. Somente em 2003, no governo Lula, foi criado o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), órgão do MDA, para regulamentar a extensão rural e formar novos agentes. Agora, a presidenta Dilma retoma a criação de uma entidade nacional para alavancar o sistema.

Também participaram do debate  os deputados Beto Faro (PT-PA), Fernando Marroni (PT-RS), Jesus Rodrigues (PT-PI), Luiz Couto (PT-PB), Margarida Salomão (PT-MG) e Sibá Machado (PT-AC).

Leia mais: Bohn Gass assume Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural

Pepe Vargas diz que agência nacional de assistência técnica rural será criada

Jonas Tolocka com agências

 

Ouça o deputado Bohn Gass (PT-RS) na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Alexandre Padilha diz que apesar de desmonte do governo Bolsonaro, Brasil está preparado para enfrentar coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, na tarde de ontem (27), o nível de risco mund…