Home Portal Notícias Dia Mundial da África: Petistas destacam novo momento na relação com Brasil

Dia Mundial da África: Petistas destacam novo momento na relação com Brasil

7 min read
0

conem270513

Foto: Rogério Tomaz Jr.

As relações entre o governo brasileiro e o continente africano, intensificadas a partir da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram destacadas por vários deputados do PT nesta segunda-feira (27), durante sessão solene, no plenário da Câmara, em homenagem ao Dia Mundial da África, 25 de maio.

 A sessão foi iniciativa dos deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Amauri Teixeira (PT-BA) e contou com a presença  da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; da Fundação Cultural Palmares, entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura; de embaixadores africanos; parlamentares que integram os oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e representantes da sociedade.

 Durante a sessão a ministra Luiza Bairros reiterou algumas cooperações importantes entre os dois países como as trocas comerciais que têm gerado um superávit significativo para a África e a decisão da presidenta Dilma de perdoar a dívida de 12 países africanos.  “São provas inequívocas do lugar que queremos ocupar no cenário internacional, que é um lugar que não pode prescindir desse apoio e dessa cooperação profunda com a África”, avaliou Luiza Bairros.

 Para o deputado Edson Santos (RJ), que falou em nome da bancada do PT, estreitar as parcerias entre o Brasil e a África, além de promover um reencontro com a nossa própria história, possibilita a descoberta de novas oportunidades nas dimensões econômica, social e cultural.  Ele citou, ainda, a importância da parceria estabelecida entre o Brasil, os países da América Latina, em quase sua totalidade e, principalmente, os países africanos para a eleição do embaixador Roberto Azevedo para a presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Isso pode significar um grande passo no sentido de estabelecermos novos princípios para a governança mundial”, disse.

 O “legado” deixado pela África para o povo brasileiro também foi destacado pelos deputados Benedita da Silva e Amauri Teixeira. Benedita repetiu as palavras ditas por Lula: “A construção de um mundo mais equilibrado passa pela África. A África não pode ser encarada como problema. A África é parte da solução”, disse. Amauri Teixeira lembrou que a África foi abandonada pela elite “foram resgatadas pelo ex-presidente Lula e estão tendo continuidade na gestão de Dilma Rousseff”.

 A política externa brasileira tem priorizado as relações com a África através de investimentos em transferência de tecnologia nas áreas social, agricultura e pecuária, entre outras desde 2003. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos 10 anos houve um crescimento de 400% no intercâmbio comercial entre a África e o Brasil. 

Participaram também da sessão solene as deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Janete Rocha Pietá (PT-SP).

Ivana Figueiredo

 

Ouça o deputado Edson Santos (PT-RJ) na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Frei Anastácio denuncia a liberação de mais 32 novos agrotóxicos

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) alertou que Bolsonaro já começou o ano com a lib…