Home Portal Notícias Parlasul: Embaixador visita presidente da Representação Brasileira

Parlasul: Embaixador visita presidente da Representação Brasileira

2 min read
0

parlasul

O embaixador Ruy Pereira, delegado permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e ao Mercosul (Brasaladi), reuniu-se nesta semana com o deputado Newton Lima (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), para debater a retomada dos trabalhos do Parlamento Regional. O encontro ocorreu na Comissão de Desenvolvimento Econômico e contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO).

Newton Lima destacou a necessidade de uma atuação sistemática, efetiva e protagonista da Representação Brasileira junto aos países do Mercosul. “Para nós, o que importa é ver o Parlasul funcionar”, disse. Uma das questões tratadas foi o retorno do Paraguai às atividades do bloco. O país está suspenso desde junho do ano passado, quando o presidente Fernando Lugo foi afastado do cargo, mediante processo de impeachment.

Para o embaixador Ruy Pereira, a questão é importante e deve ser tratada com cautela. Para garantir a estabilidade no bloco, ele defende que a negociação entre os países seja mediada pelo Parlasul. “As bancadas do Parlamento do Mercosul têm o papel de ajudar no retorno do Paraguai”.
Pereira rebateu a ideia de que no Mercosul há exercício de livre comércio. “O Mercado Comum do Sul é um exercício do comércio administrado pelos governos. Nossa indústria vende aqui (América do Sul) e precisamos do Mercosul para vender”, finaliza.

Com a situação do Paraguai ainda indefinida, não há previsão para uma reunião do Parlasul.

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel faz apelo na Câmara em defesa da Petrobras e contra a política de desativação no Nordeste

Durante a sessão remota da Câmara, nessa semana, o deputado federal João Daniel (PT-SE) re…